Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo ciclo do PDP do Ifal começa em agosto; saiba como participar!
conteúdo

Notícias

Novo ciclo do PDP do Ifal começa em agosto; saiba como participar!

Ações começam com o levantamento das necessidades de desenvolvimento e oficinas vão ajudar os servidores
por Elaine Rodrigues publicado: 30/07/2025 17h26, última modificação: 30/07/2025 17h26

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) anunciou nesta quarta-feira, 30, as atividades que marcam o novo ciclo do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da instituição. O anúncio foi feito durante o programa “DGP mais Perto de Você”, que é voltado para um encontro mais próximo com os servidores do Ifal, por meio de uma reunião on-line.

“O PDP tem o objetivo de, primeiramente, fazer o diagnóstico, o Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento da nossa instituição. Quais as competências são necessárias de serem desenvolvidas por nossos servidores para que a nossa instituição tenha um melhor resultado? A partir desse diagnóstico, a gente tem a possibilidade de fazer o planejamento de quais vão ser as ações de desenvolvimento que vão conseguir dirimir essas carências”, explicou, de forma resumida, a diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira.

De acordo com a DGP, atualmente, o Ifal conta com cerca de dois mil servidores, distribuídos em diversas áreas, com características diferentes. Todas precisarão ser contempladas pelo PDP, que é feito anualmente. Por isso, o ciclo 2026 contou com esse momento mais próximo dos servidores e, em agosto, a partir do dia 1º, o Sippag Web será aberto para o Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento. Durante o mês de agosto serão realizadas três oficinas, nos dias 5 (10h), 8 (14h) e 13 (10h), para que os servidores possam entender melhor como realizar o processo. O fechamento do Sippag Web está previsto para o dia 31 de agosto.

DGP mais Perto de Você trata sobre o PDP“É um trabalho muito grande. A gente recebe muita demanda, são mais de 500 ações e, nesse ano, a gente quer enxugar e aglutinar ao máximo essas necessidades, para que elas não fiquem repetidas”, explicou Carolina Abreu, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do Ifal. Ela ainda detalhou que, em setembro, será feita a homologação, pelas chefias, a consolidação e o envio do PDP ao órgão central, o Sipec. A previsão é que o PDP possa ser publicado até o dia 19 de dezembro e, assim, entre em vigor a partir de 2026.

Saiba mais sobre o PDP na reunião realizada nesta quarta-feira, pelo programa “DGP mais Perto de Você”.