Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova tecnologia para reciclagem: Ifal e parceiros discutem aplicativo para cooperativas
conteúdo

Notícias

Nova tecnologia para reciclagem: Ifal e parceiros discutem aplicativo para cooperativas

Tecnologia e inovação impulsionam a economia solidária e a sustentabilidade no estado
por Sâmia Cardeal publicado: 12/03/2025 08h28, última modificação: 12/03/2025 08h29

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) reuniu, nesta terça-feira (11), representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para discutir o desenvolvimento de um aplicativo voltado para cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos e óleo de cozinha residual. O objetivo é modernizar a gestão dessas organizações, promovendo maior eficiência operacional e impulsionando a economia solidária no estado.

Durante o encontro, o pró-reitor de Extensão do Ifal, professor Gilberto Gouveia, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor:

“A iniciativa visa fornecer às cooperativas de catadores de materiais recicláveis ferramentas tecnológicas que facilitem a gestão e aumentem a eficiência de suas operações, alinhando-se às políticas públicas de incentivo ao setor. O desenvolvimento deste aplicativo é um passo importante para a modernização e eficiência do setor, contribuindo para a preservação ambiental e o fortalecimento da economia solidária no estado.”

 Durante a reunião na Reitoria do Ifal, a professora Cláudia Cordeiro, do quadro do Ifal, destacou as funcionalidades do aplicativo, desenvolvido para otimizar o gerenciamento das cooperativas. A ferramenta visa aprimorar a organização da coleta, a rastreabilidade dos materiais e a comunicação entre os cooperados. O encontro contou com a participação de gestores e especialistas de diversas instituições envolvidas no projeto.

Estiveram presentes:

  • Adalberon de Sá Júnior – Secretário-executivo do Cooperativismo e Economia Solidária da Sedics.

  • Mariana Policarpo – Consultora do MIDR.

  • Ana Luiza – Coordenadora de Análise Territorial do MIDR.

  • Eunice Palmeira – Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal.

  • Stella Lima de Albuquerque – Representante da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

  • Betania Vilar – Representante da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

  • Isadora Padilha de Holanda Cavalcanti – Arquiteta e urbanista, fundadora e presidente do Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal).

  • Margarez Rodrigues – Integrante do projeto pelo Ifal.

  • Cláudia Cordeiro – Professora do Ifal e responsável pela apresentação detalhada do projeto do aplicativo.

Agenda de Visitas às Cooperativas e Instituições Parceiras

Após a reunião, uma série de visitas técnicas foi organizada para aprofundar o conhecimento sobre a realidade das cooperativas e suas necessidades. A agenda incluiu encontros com lideranças do setor e visitas a instituições parceiras, além de um passeio pelo Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba para avaliar impactos ambientais relacionados à reciclagem.

Terça-feira, 11 de março de 2025
Manhã

  • 08h00 – Reunião na Reitoria do Ifal.

  • 11h30 – Visita ao Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal).

  • 12h30 – Visita à Cooperativa Kunlatek.

Tarde

  • 14h00 – Visita à Cooprel Benedito Bentes.

  • 15h00 – Visita à Cooprel Antares.

  • 16h00 – Visita à Coopvila.

  • 17h00 – Visita à Cooplum.

Quarta-feira, 12 de março de 2025
Manhã

  • 08h00 – Passeio pelo Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba.

Tarde

  • 14h00 – Visita à Cooperóleo.

  • 15h30 – Visita ao Campus Marechal Deodoro do Ifal.

Quinta-feira, 13 de março de 2025
Manhã

  • 08h00 – Visita à Coopmundaú.

Impacto e Próximos Passos

O projeto integra tecnologia, inovação e políticas públicas para fortalecer o setor. A expectativa é que o desenvolvimento do aplicativo permita às cooperativas otimizar processos, aprimorar a comunicação com parceiros e ampliar a sustentabilidade econômica e ambiental.