Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova diretoria do Conif toma posse em 15 de fevereiro
conteúdo

Notícias

Nova diretoria do Conif toma posse em 15 de fevereiro

Solenidade será transmitida pelo canal do Conif no YouTube

publicado: 07/02/2022 11h10, última modificação: 07/02/2022 11h10

Por Leonardo Teles - Estagiário de Jornalismo

A Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), eleita para a gestão 2022, será empossada no dia 15 de fevereiro, às 11h. A solenidade será virtual e transmitida para toda a comunidade acadêmica da Rede Federal pelo canal do Conif no YouTube.

Claudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), foi o escolhido para presidir a entidade em 2022. Também fazem parte da nova diretoria as reitoras: Maria Leopoldina Veras Camelo, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), que assume como vice-presidente Assuntos Acadêmicos; Nídia Heringer, reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que foi eleita como vice-presidente de Relações Parlamentares; Deborah Santesso Bonnas, reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), que será a vice-presidente de Relações Institucionais; e Luciana Miyoko Massukado, reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), titular da vice-presidência de Assuntos Administrativos.

Essa será a primeira vez, desde a criação do Conselho, em 2008, que um representante da Região Norte será presidente do Conif. Além disso, também será inédito a ocupação das quatro vice-presidências por mulheres. A diretoria do Conif é composta por um representante de cada uma das cinco Regiões do Brasil, com a premissa dar mais representatividade e pluralidade a gestão do Conselho.

Eleição

O pleito ocorreu em novembro de 2021, durante a 106a Reunião Ordinária do Conif, realizada em Brasília, com chapa única. A votação ocorreu por meio do Sistema de Votação On-Line Helios, que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar. A eleição contabilizou 36 votos a favor e cinco ausências.

Conif

Criado em 24 de março de 2009, o Conselho tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o País.