Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota pública do Conif
conteúdo

Notícias

Nota pública do Conif

publicado: 15/03/2018 15h18, última modificação: 15/03/2018 15h18

Para além da indignação, as constantes investidas contra o Estado Democrático de Direito e o sistema republicano são objetos de preocupação e repúdio para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Diversos foram os episódios registrados nos últimos anos e, desde 2017, sequenciais fatos caluniosos vêm sendo “noticiados” em ataque à reputação dos gestores e das instituições públicas de ensino.

A veiculação de informações condenatórias, sem a devida apuração dos fatos, e a banalização de ações hostis passaram a ser recorrentes. Nesse sentido, a perplexidade causada por um pedido de intervenção do Colégio Pedro II – submetido ao Ministério da Educação (MEC) por um deputado federal do Rio de Janeiro –, motivaram o Conif a reafirmar publicamente os valores institucionais praticados por seus integrantes: união, gestão democrática, sustentabilidade, equidade, transparência, ética e solidariedade.

Faz-se oportuno enfatizar que, embora possuam princípios e convicções políticas individuais, os membros do Conif colocam a ética, o equilíbrio institucional e o compromisso com a educação acima de quaisquer partidos e interesses particulares, assim como defendem o bem-estar, a inclusão e a igualdade de oportunidades, independentemente de gênero, orientação sexual, raça, religião, classe social, limitação física e dificuldade cognitiva.

Por fim, mesmo diante de ações ofensivas advindas de uma minoria intolerante ao novo modelo transformador de educação profissional e tecnológica, o Conif mantém o compromisso de lutar pela permanência da formação de profissionais-cidadãos críticos, éticos, inovadores, humanizados, desprovidos de preconceitos e tolerantes para com as diferenças, os verdadeiros responsáveis pelo futuro do País e pela reconhecida excelência da Rede Federal.

Aracaju (SE), 15 de março de 2018. 

82ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de

Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)


Fonte: Ascom Conif

registrado em: