Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota para procedimentos a serem adotados pela Assistência Estudantil dos campi do Ifal

publicado: 31/03/2020 16h38, última modificação: 01/04/2020 16h12

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) solicita a todos/as os/as Diretores-Gerais e servidores/as da Assistência Estudantil a elaboração de um Plano Emergencial durante a pandemia para acompanhamento de estudantes em situação de vulnerabilidade biopsicossocial. Para tanto, seguem orientações para procedimentos que podem ser adotados pelas equipes multidisciplinares:

1. Editais de seleção para os auxílios da Assistência Estudantil

a. Etapa de divulgação, inscrição ou entrega de documentação – suspensão;

b. Etapa de entrevista - Retificação dos editais de seleção, excluindo esta etapa;

c. Etapa de análise socioeconômica - continuidade, por trabalho remoto;

d. Etapa de recursos – prorrogação, por período determinado pela AE do campus, considerando suas especificidades e com ampla divulgação aos estudantes, podendo inclusive ocorrer por meio digital.

2. Bolsas e auxílios de Políticas Estudantis

a. O pagamento de bolsas e auxílios estudantis só poderão ser efetuados nos campi ou cursos com manutenção de calendário acadêmico, à exceção dos casos previstos em normativos institucionais;

b. Os pagamentos de bolsas e auxílios retroativos só poderão ser efetuados quando referentes aos dias letivos;

c. A Diretoria de Políticas Estudantis, em conjunto com o grupo de Serviço Social, elaborará minuta do Programa Auxílio Emergencial, a fim de auxiliar os estudantes com necessidades socioeconômicas durante o período da pandemia, a ser aprovada pela Gestão Institucional.

3.Criação e divulgação entre os estudantes de canais de comunicação com profissionais da Assistência Estudantil (atendimento online, e-mail institucional, redes sociais, chats, webconferências etc)

a. O grupo de Psicologia do Ifal lançou conta no Instagram como espaço psicoeducativo, a fim de promover a saúde mental por meio de dicas e informações e enfrentar este momento de distanciamento e isolamento social;

b. O atendimento online só deve ser realizado conforme orientação dos conselhos de classe e, quando necessário, realizar orientação/tutorial para uso das ferramentas;

c. As redes sociais criadas em cada campus para este fim estarão sob responsabilidade de quem as criou, bem como sua manutenção e publicação de material (post, live, vídeos, stories, folder etc), garantindo a continuidade da ferramenta como meio de comunicação.

A Gestão da Assistência Estudantil de cada campus deverá enviar até o dia 03 de abril de 2020, para o e-mail dpe@ifal.edu.br, cópia do Plano, contendo: ações a serem desenvolvidas, responsável e método de execução. A elaboração deste Plano deverá abranger todas as categorias que compõem a Assistência Estudantil (Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social).

A Diretoria de Políticas Estudantis estará disponível para orientação e esclarecimentos.

registrado em: