Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota oficial: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nota oficial: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

publicado: 19/08/2023 13h13, última modificação: 19/08/2023 13h22

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vem a público reafirmar seu compromisso com a lisura e a legalidade dos processos conduzidos em seu âmbito, o que se aplica ao Edital nº 16/2023 PRPPI/Ifal, de 10 de maio de 2023, do Programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O referido edital tem sido questionado nas redes sociais.

Todas as demandas de revisão do processo apresentadas foram acompanhadas nas instâncias locais dos Campi de origem e na PRPPI, visando a consonância com os termos do edital e das diretrizes legais e institucionais vigentes. Com isso, todos os pedidos formalizados de reconsideração foram alvo de meticulosa análise interna, com vistas à garantia da integridade do processo. As análises dos casos, conduzidas por equipe técnica competente e interdisciplinar, provou que não havia qualquer vício ou erro em nenhuma das fases do processo supracitado, nem mesmo na atribuição das notas, no cálculo de médias ou no cumprimento das fases recursais previstas em edital. Essas análises resultaram na publicação da NOTA TÉCNICA Nº 1 / 2023 - REIT-PRPPI (11.01.04).

Tendo em vista a recente publicidade alcançada por informações inverídicas ou distorcidas sobre o certame, a PRPPI lamenta que um processo institucional sério e construído de forma coletiva tenha sua integridade questionada no debate público.

Por fim, esta Pró-Reitoria reitera seu compromisso com a pluralidade de áreas do conhecimento e a importância dessa premissa para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do nosso país. Além disso, a PRPPI refuta qualquer tentativa de associação do seu trabalho a ideias contrárias aos princípios constitucionais da igualdade e da não discriminação.

Maceió, 19 de agosto de 2023.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Instituto Federal de Alagoas