Notícias
NOTA OFICIAL: ocupações nos campi do Ifal
Na tarde desta segunda-feira (31), membros do movimento IFoco na Ocupação do Campus Maceió reuniram-se com o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira Costa, para mais uma rodada de negociações.
Ficou decidido que voltam a funcionar, no Campus Maceió, das 7h às 13h, a partir desta terça-feira (01), apenas, as atividades da diretoria administrativa (DA) e os ambientes ligados à finalização do ano orçamentário de 2016 e ao planejamento de 2017. As demais atividades administrativas e de ensino continuam suspensas.
Estiveram presentes na reunião o pró-reitor de desenvolvimento institucional, Carlos Guedes, o pró-reitor de ensino, Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, o chefe do departamento de comunicação, Zoroastro Neto, o coordenador do exame de seleção, Jorge Levino, o representante da comissão de seleção para o magistério, Gilmar Furtado.
Dos 16 campi do Ifal, 07 estão ocupados por estudantes que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 e a Medida Provisória 746 – referente à reforma do ensino médio:
- Satuba: desde 11/10;
- Santana do Ipanema: desde 14/10;
- Marechal Deodoro: desde 19/10;
- Piranhas: desde 24//10;
- Murici: desde 24//10;
- Maceió: desde 25/10;
- Batalha: desde 27/10.
A gestão do Ifal esclarece que vem adotando uma postura de diálogo com os estudantes que ocupam as dependências dos Campi citados, visando a minimizar os impactos da ocupação. Tal conduta reafirma o compromisso do instituto em zelar pela segurança e bem-estar da comunidade acadêmica, bem como pelo bom uso do espaço público da instituição, sempre primando para que as ações ocorram de maneira pacífica, organizada e respeitando o direito de ir e vir de todos, direito este assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil.
Maceió-AL, 31 de outubro de 2016.
Sérgio Teixeira Costa
Reitor do Ifal