Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota oficial sobre o retorno às atividades presenciais no Ifal

Nota oficial sobre o retorno às atividades presenciais no Ifal

publicado: 13/08/2021 19h15, última modificação: 13/08/2021 19h30

Colegas Servidoras, Servidores e Estudantes do Instituto Federal de Alagoas,

O Ifal continua em 2021 realizando esforços para minimizar não só o impacto da pandemia, mas também os efeitos adversos oriundos das desigualdades sociais e tecnológicas, do aumento da pobreza e do desemprego, mantendo  suas práticas educativas, com a mesma dedicação e num esforço conjunto de todos os servidores por meio da realização de atividades administrativas e do ensino remoto emergencial.

Apesar de documentos oficiais autorizarem a retomada gradual das aulas presenciais cercada de cuidados sanitários, da adoção de protocolos estabelecidos mundialmente, das orientações e diretrizes constantes no nosso plano de contingência que balizarão a organização de todas as atividades do Ifal, os servidores e estudantes precisam ser ouvidos sobre seus sentimentos e percepções, como também discutir a possibilidade de retorno presencial e de forma gradual com as atividades administrativas e acadêmicas.

O principal desafio será transformar nossos campi em um espaço de acolhimento e apoio mútuo. E para isso colegas servidores e estudantes, temos que planejar. Nesse momento, precisaremos ser  todos alunos uns dos outros e da vida.

O retorno à presencialidade não poderá ser uma decisão individual nem imposta. Para que  esse possível retorno gradual e escalonado aconteça, deverá  ser precedido de uma grande acolhida, um grande abraço que o Ifal, ainda mais humanizado, tem que dar nos nossos servidores e estudantes por meio do apoio de todos. Precisaremos acolher e ser acolhidos para que possamos permanecer  com a orientação pedagógica de qualidade. Será uma definição institucional.

A partir dos normativos nacionais e das orientações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Ifal tem feito o diálogo em reuniões ampliadas, com a participação do Colégio de Dirigentes, gestores de ensino, coordenações pedagógicas e uma comissão intercampi, para construir a proposta de diretrizes institucionais para o retorno à presencialidade, de forma coletiva e dialogada, sem deixar de considerar todas as dificuldades, preocupações e particularidades dos campi, dos nossos servidores e estudantes.

Dessa forma, publicaremos uma pesquisa direcionada e objetiva, envolvendo servidores, estudantes pais e responsáveis em mais um espaço de escuta, de tomada de decisões coletivas,  pelo fato de lidar com diferentes perspectivas e realidades, para compreender o que mais importa nesse momento e o que é prioridade para a nossa comunidade acadêmica, em particular para nossos estudantes, razão de ser da nossa instituição.

Uma das maiores lições que aprendemos durante esta pandemia é que a vida será cada vez mais imprevisível, e, por vezes, cheia de incertezas, mas com a cautela necessária podemos construir juntos esse retorno com a melhor experiência de aprendizagem possível aos nossos estudantes.

Que Deus continue nos ajudando nesse propósito.

Um grande abraço a todos os servidores e estudantes.

Professor Carlos Guedes
Reitor do Ifal