Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nona edição do EITIC tem encerramento com lançamento do Portal Integra
conteúdo

Notícias

Nona edição do EITIC tem encerramento com lançamento do Portal Integra

publicado: 01/09/2022 16h49, última modificação: 01/09/2022 16h49

Por Camylla Klévia (estagiária de jornalismo)*

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) encerrou, na tarde desta quarta-feira (31/08), o 9º Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic). Na oportunidade, o portal Integra Ifal foi oficialmente inaugurado. A cerimônia de encerramento deu-se de maneira online, através do Canal Oficial do Ifal no Youtube com início às 14h. 

Participaram da solenidade o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Eduardo Girotto e o idealizador do site Integra, Rodrigo Noll, do IFRS. 

A cerimônia foi mediada pelo diretor da comissão organizadora e diretor de pesquisa e inovação da PRPPI/Ifal, professor Eugênio Bastos. Em sua fala, o reitor Carlos Guedes parabenizou e agradeceu a toda equipe organizadora e cooperadores do Eitic. Aproveitou também para comemorar a implantação do portal no estado.

Na edição de 2022, o Eitic avaliou 199 projetos de iniciação científica e tecnológica.

Saiba mais sobre o Eitic 2022

Integra

O Integra (https://integra.ifal.edu.br/) é um portal de pesquisa e inovação digital que foi desenvolvido por Rodrigo Noll para atender, inicialmente, a comunidade do IFRS. Posteriomente, a plataforma acabou se tornando uma ferramenta de toda a Rede Federal. A pró-reitora Eunice Palmeira ressaltou a importância da parceria entre os institutos federais de Alagoas e do Rio Grande do Sul na implantação do Integra Ifal, que será uma ferramenta de fortalecimento do trabalho em rede e do desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para atender às necessidades da comunidade. 

A plataforma digital está implantada em 172 unidades, distribuídas em 9 IF's: Alagoas, Farroupilha, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio-Grandense. 

O Integra Ifal está organizado em seis módulos: vitrine tecnológica, portfólio, prestação de serviço, organizações parceiras, núcleo de inovação tecnológica e a rede Integra. Esses módulos estão disponíveis tanto para a comunidade interna quanto para a externa. 

“O integra é uma solução que permite buscar a informação necessária para que se consiga desenvolver uma idéia, se consiga encontrar um parceiro, ou simplesmente conhecer o Instituto Federal de Alagoas em poucos cliques”, esclarece Rodrigo Noll, criador do portal Integra. 

*Sob a supervisão de Bruno Andrade