Você está aqui: Página Inicial > Notícias > No Campus Satuba, oficinas, exposições e banners reúnem os destaques da Extensão do Ifal

por Roberta Rocha publicado: 14/09/2017 10h20 última modificação: 14/09/2017 10h22
Exibir carrossel de imagens Alunos do curso técnico de artesanato expuseram seus trabalhos no Conac

Alunos do curso técnico de artesanato expuseram seus trabalhos no Conac

No Congresso Acadêmico do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, realizado no Campus Satuba, de 12 a 14 de setembro, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer as ações extensionistas mais proeminentes promovidas por estudantes e servidores do Ifal nos últimos anos. Essas práticas estamparam banners, foram temas de oficinas e integraram a programação da Pró-Reitoria de Extensão no Conac 2017.

Cada trabalho apresentado demonstrou a intenção de atender às demandas da sociedade e às carências notadas pelos extensionistas na vida cotidiana. Do Campus Satuba, por exemplo, o bolsista Alanderson Moacir expôs, no formato banner, o projeto "Construção de uma sociedade inclusiva por meio da informática", onde enfocou o uso do computador e as ferramentas que esse instrumento dispõe para alunos com deficiência física de escolas da rede pública em Satuba.

No primeiro momento, conforme explicou o estudante, ocorreu um levantamento do tipo de necessidade especial do público atendido. A partir da demanda diagnosticada, a equipe de trabalho do projeto planejou aulas e oficinas adaptadas à realidade dos beneficiários e dos laboratórios de informática das escolas envolvidas.

A preocupação com a inclusão também levou os discentes Joana Hellen e Emanuel Augusto a conduzir a oficina Diferenças não são defeitos, dentro da qual foi executada a dinâmica "Às cegas". "Alguns participantes usaram tapa olhos e simularam a ausência de visão. Com a ajuda de colegas, foram guiados por espaços do evento e perceberam as dificuldades desse deslocamento. O objetivo foi capacitá-los para lidar com as pessoas com deficiência física, a partir da experiência de se sentir na pele delas", resumiu Joana.

Foguetes de garrafa pet

Pela primeira vez apresentando trabalho em um evento acadêmico, o aluno Laerthe Luide, do Campus Coruripe, esteve na companhia de seu orientador, professor Henrique Marques, explicando ao público da Mostra de Extensão como funciona o projeto "Foguetes de garrafa pet". A ideia surgiu da vontade de estimular o aprendizado de ciências e matemática, de forma lúdica, além de divulgar a astronomia, a astronáutica e olimpíadas do conhecimento ligadas a essas áreas.

A fase interna do referido projeto envolveu a capacitação de 84 bolsistas, que, dessa forma, também se prepararam para a XI Mostra Brasileira de Foguetes. A segunda fase foi levar a experiência para escolas da rede pública de ensino em Coruripe e promover o lançamento de foguetes construídos com garrafas pet e potes de sorvete entre os alunos das instituições atendidas.

uma atividade extraclasse, mas acaba virando prática de sala de aula porque a fabricação e o lançamento de foguetes podem ser utilizados como demonstração de conteúdos de Física e outras disciplinas", comentou o docente responsável.

Exposição de artesanato

Empreendimentos culturais também tiveram vez no Conac 2017. Quem circulou próximo ao auditório do Campus Satuba na última terça-feira, 12, deve ter notado a presença de Pedro Cassiano, também conhecido como Pedrocas, um renomado escultor em madeira, pedra, coco e argila.

O que o artista, que é mestre do Registro do Patrimônio Vivo em Alagoas, estava fazendo no evento? Ele é aluno do curso técnico de artesanato do Campus Maceió e veio para o congresso com a missão de expor móbiles e porta panos de prato produzidos no curso, a partir de referências de cidades histórias de Alagoas, como Porto Calvo, Penedo, Marechal Deodoro e União dos Palmares.

"Sempre fui autodidata, mas é bom aprender as táticas formalmente e o Ifal oferece essa condição", explicou mestre Pedrocas, ao falar do trabalho que o Campus Maceió tem desenvolvido na formação de artesãos na modalidade da educação de jovens e adultos.

registrado em: