Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NIT-Ifal abre espaço para debater marco legal da ciência, tecnologia e inovação nas microempresas

publicado: 07/06/2016 16h53, última modificação: 16/06/2016 18h18
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Pró-reitor Carlos Henrique abre segunda edição do Espaço NIT

Pró-reitor Carlos Henrique abre segunda edição do Espaço NIT

O novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação para Pequenas e Microempresas foi o tema da segunda edição do Espaço NIT (Núcleo de Inovação tecnológica) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento ocorreu na noite de sexta-feira (3) no auditório do Sebrae, no centro de Maceió. O empresário Alexandre Malta Silva e o diretor do Fortec, Gil Amarante discutiram, o tema “Oportunidades de Negócios trazidas pelo novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação para as pequenas e microempresas”. O público foi composto por alunos integrantes dos núcleos de inovação tecnológica do Ifal e de outras instituições de ensino superior, pesquisadores e professores.

A segunda edição do Espaço NIT foi aberta pelo pró-reitor de Inovação e Pesquisa do Ifal, Carlos Henrique Almeida que representou o reitor Sérgio Teixeira e destacou o envolvimento dos estudantes do NIT e de todos os colaboradores daquele evento que tem o objetivo de aproximar o Ifal do setor produtivo e estabelecer parcerias no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. O encontro contou com a participação da professora Eliana Sá, do NIT do Senai que representou a Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea).

Para a coordenadora do NIT, Danielle Gomes, o Espaço NIT, segunda edição, foi uma oportunidade de os participantes se atualizarem sobre o marco legal da ciência, tecnologia e inovação. “Uma das novidades, inclusas na lei, é que o professor com dedicação exclusiva pode atuar nas empresas”, afirmou.

O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação foi sancionado em 11 de janeiro, pela então presidente da República, Dilma Rousseff, com a promessa de promover uma série de ações para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico. A nova lei propõe aproximar universidades de empresas, tornando mais dinâmicos a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação no País e diminuir a burocracia nos investimentos para a área. O novo marco regulatório traz uma reforma nas leis que regulam a integração entre agentes públicos e privados do sistema de ciência, tecnologia e inovação.

registrado em: ,