Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Napne apresenta ações de inclusão na Bienal do Livro de Alagoas
conteúdo

Notícias

Napne apresenta ações de inclusão na Bienal do Livro de Alagoas

Servidores também representaram o Instituto em debates e apresentações no XI Congresso Brasileiro de Educação Especial, em São Paulo
por Elaine Rodrigues publicado: 05/11/2025 19h44, última modificação: 05/11/2025 19h47

Uma roda de conversa destacou as ações realizadas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na área de inclusão social pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). A atividade foi realizada nesta quarta-feira, 5 de novembro, no estande do Ifal na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que é realizada no Centro de Convenções, em Maceió.

Ifal conta com núcleos de inclusão nos 16 campiA coordenadora-geral do Napne, Camila Ribeiro, contou que, atualmente, o Napne está presente nos 16 campi da instituição, acompanha quase 300 estudantes e conta com pouco mais de 50 profissionais especializados. “O Napne atua como principal articulador das ações inclusivas direcionadas às pessoas com necessidades específicas (pessoas com deficiências, altas habilidades ou superdotação, transtornos globais de desenvolvimento e transtornos de aprendizagem), mas não é o único responsável pela educação inclusiva, pelas práticas acessíveis e anticapacitistas”, destacou.

Jussara Ferreira conta as experiências em Palmeira dos ÍndiosO assunto foi retomado pela coordenadora do Napne do Campus Palmeira dos Índios, Jussara Ferreira, que lembrou que o estudante, na sua vida acadêmica, precisará de vários setores da instituição. “A instituição tem que estar preparada para, de forma respeitosa, buscar a comunicação com todos. Todo mundo precisa fazer parte desse processo”, ressaltou.

A atividade foi conduzida pela professora Karina Alves, do Campus Maceió, que é assessora de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e também contou com a participação da coordenadora do Napne do Campus Coruripe, Elis Maiara Lima, que contou experiências, desafios e conquistas da unidade. A roda de conversa foi acompanhada por servidores e estudantes da instituição, além de visitantes da Bienal.

Formação

Participação do Ifal em Congresso de São PauloNesta semana, servidores do Napne do Ifal também participaram do XI Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), realizado entre 1º e 4 de novembro, na Universidade Federal de São Carlos (SP). O Napne do Ifal foi representado pelos professores Diogo Souza (Campus Marechal Deodoro) e por, Suzane Bezerra, Flávio Melo e Daniel Andrade, do Campus Murici. 

O professor Diogo Souza apresentou o trabalho “Sala de Recursos Multifuncionais no Ifal: uma proposta para a Educação Especial na perspectiva Inclusiva”, no eixo temático “Recursos pedagógicos e Didática na perspectiva de acessibilidade”.

A professora de Língua Portuguesa do Campus Murici, Suzane Bezerra Alves, participou de minicurso sobre adaptações curriculares para estudantes com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica. Ela também apresentou o trabalho “Leitura Fácil como estratégia de acessibilidade textual: contribuições à inclusão de estudantes com deficiência”. A docente participou ainda de debate com outros pesquisadores do país sobre ensino de línguas e educação especial, formação e atuação profissional na perspectiva da acessibilidade.

Participação do Ifal em Congresso de São PauloO professor de Educação Física do Campus Murici, Flávio Melo, mediou a mesa-redonda intitulada “Educação Física Escolar e Acessibilidade de Estudantes com Deficiências”. Ele também participou do minicurso acerca de Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Educação Física. Além disso, o professor ministrou a palestra “Atualizações em Handebol em Cadeira de Rodas”, realizada em parceria com o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar.