Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Na volta às aulas, Ifal Piranhas promove discussão sobre a violência

Na volta às aulas, Ifal Piranhas promove discussão sobre a violência

publicado: 05/08/2016 18h53, última modificação: 05/08/2016 18h54
Exibir carrossel de imagens Chefe do Departamento Acadêmico, Iatanilton Damasceno, dá instruções aos alunos na volta às aulas

Para dar as boas-vindas aos estudantes no retorno ao semestre letivo, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Piranhas promoveu, nos dias 2 e 3 de agosto, uma série de atividades educativas e de acolhimento. A iniciativa, articulada pela Direção-geral, pelo Departamento Acadêmico e o setor de Assistência Estudantil da unidade de ensino, ocorreu simultaneamente à primeira edição da Semana "Discutindo a Violência", onde as causas e consequências da violência na sociedade atual foram motivo de reflexão.

A programação reuniu práticas recreativas com música e dança, momentos informativos e oficina de Teatro do Oprimido. Na ocasião, os participantes criaram cenas sobre diversos tipos de violência e as apresentaram ao público do evento, sendo seguido de debate mediado pela psicóloga do campus, Adriana Nogueira, e pelo professor de Artes, Pablo Fabrício.

"Tivemos grande participação dos estudantes em todos os dias e discutimos temas como violência doméstica e urbana, lesbofobia, racismo, machismo, objetificação do corpo e papel da mulher na sociedade. Em algumas circunstâncias, a plateia também teve a oportunidade de dar novas soluções às cenas apresentadas e reconstruir aquela realidade de opressão.  Foi uma ação de muito riqueza simbólica", descreveu a psicóloga.

registrado em: