Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mulheres Mil inicia projeto de empoderamento de meninas no interior do estado

Mulheres Mil inicia projeto de empoderamento de meninas no interior do estado

por Roberta Rocha publicado: 26/04/2017 13h13, última modificação: 26/04/2017 16h46
Exibir carrossel de imagens Participante do projeto interage em dinâmica motivacional

Participante do projeto interage em dinâmica motivacional

O Mulheres Mil, programa de capacitação feminina executado pelo Instituto Federal de Alagoas - Ifal, iniciou na última segunda-feira, 24, um projeto de empoderamento de meninas no município de Cajueiro, localizado na Zona da Mata alagoana. A iniciativa, chamada "Lulu - menina mil", é pioneira em todo o país nas unidades onde o programa atua e vai atender crianças e adolescentes que são filhas das beneficiárias do Mulheres Mil, com palestras, dinâmicas e atividades de formação cidadã.

"Esse é um projeto piloto. Com ele, pretendemos contribuir para a autonomia, a elevação da autoestima dessas jovens mulheres, além de tentar diminuir a vulnerabilidade a situações como prostituição, gravidez precoce, abuso sexual. A princípio, selecionamos 20 meninas cujas mães estão fazendo cursos no Mulheres Mil, mas a intenção é expandir para atender, nas próximas edições, também a comunidade", explicou Luiza Jaborandy, gestora institucional do Mulheres Mil Ifal.

A ação em Cajueiro tem a parceira do Conselho Tutelar, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Na programação, serão contemplados debates sobre igualdade de gênero, combate à violência sexual infanto-juvenil, prática esportiva, campanha de vacinação contra o HPV e oficina de produção de texto. Os encontros ocorrerão semanalmente até 17 de maio, data de encerramento do módulo.

Primeira atividade

A estreia do projeto foi marcada pelo diálogo sobre os desafios que afetam a vida e o desenvolvimento de meninas, especialmente aquelas em situação de risco, a partir de uma prática intitulada oficina de empoderamento. Por meio de atividades lúdicas, as participantes puderam, nesse primeiro dia, refletir estratégias para enfrentar as desigualdades de gênero e impactar positivamente sua infância e adolescência.

"As mães também compareceram, teve muita integração. Nós iniciamos o plano de ação em fevereiro, com a sensibilização de alunas e entidades parceiras. Definimos o público-alvo, aí tivemos um primeiro momento com pais e responsáveis das integrantes do projeto. A finalidade é estimular a liderança feminina, porque nós vemos essa necessidade aqui no município. Levantar essa discussão tem tudo a ver com o programa", resumiu a orientadora acadêmica do Mulheres Mil em Cajueiro, Vânia Sátiro.

O despertar de um novo olhar para as questões de gênero, para o debate sobre machismo e outros contextos que limitam o pleno desenvolvimento das habilidades das meninas também tem motivado as mães das inscritas no projeto. "Decidi colocá-la porque ela vai aprender muita coisa, vai saber os direitos que ela tem. Vai sair dessa experiência mais decidida. Ela já tá ansiosa que só para o próximo encontro", afirmou Eliane dos Santos, aluna do curso de preparadora de doces e conservas, sobre a filha Jéssica dos Santos, de 10 anos, atendida pelo projeto "Lulu - menina mil".

registrado em: