Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra de Extensão do Ifal chega a sua 10ª edição
conteúdo

Notícias

Mostra de Extensão do Ifal chega a sua 10ª edição

Mostra retorna para sua primeira sede, que foi o campus Satuba, e segue até dia 23.
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 22/10/2025 15h01, última modificação: 22/10/2025 15h05

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a 10ª Mostra de Extensão do Ifal. Nesta décima edição, a Mostra retorna para sua primeira sede, que foi o campus Satuba. O evento vem sendo conduzido pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da Coordenação de Programas e Projetos.

WhatsApp Image 2025-10-22 at 14.38.34.jpegA cerimônia de abertura contou com duas apresentações musicais que são frutos de ações extensionistas. O concerto da Camerata Jovem e do Coro Jovem do campus Maceió levou leveza e materializou como a extensão pode ser um vetor de permanência e êxito. Ao final da apresentação, os dois projetos executaram juntos uma sequência de três músicas que encantaram a plateia de extensionistas presente.  “Os projetos de extensão têm relevância. A extensão é um importante propulsor de toda a relação humana”, destacou o maestro Almir Medeiros, da Camerata Jovem.

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, parabenizou todo empenho da equipe organizadora e destacou que as ações integradas com a extensão têm colaborado com o desempenho institucional do Ifal, que além de ter a melhor eficiência acadêmica dos últimos anos, ocupa a primeira posição no Nordeste.

“Vocês construíram uma Mostra com excelência, parabéns a todas/os servidoras/es, orientadoras/es, bolsistas, monitoras/es, voluntárias/os e demais pessoas que sempre apoiam a extensão e contribuem para fazer do Ifal uma instituição de excelência”.

Para o pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto, a 10ª Mostra de Extensão é mais que um evento, é um retrato da capacidade institucional do Ifal. “Evento celebra a força transformadora da extensão no Ifal”. 

WhatsApp Image 2025-10-22 at 14.59.45.jpegA diretora geral do campus Satuba e anfitriã da Mostra, Uiliane Faustino, receber a 10ª Mostra de Extensão é um momento simbólico pelo fato de ter sido em Satuba que nasceu a mostra. “Ficamos felizes em sediar a Mostra 10 anos depois. O campus Satuba se reconhece com o compromisso e vocação extensionista e tem feito seus esforços para frutificar”.

Para a coordenadora de Programas e Projetos de Extensão e presidente da comissão organizadora da Mostra, Jacqueline Gomes, a extensão é feita de mãos dadas. “O dia de hoje se resume em gratidão e orgulho”, Ela reforçou que a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão é um dos princípios filosóficos e técnico-metodológicos que norteiam as práticas acadêmicas no Ifal, e a Mostra é uma forma de ampliar a aproximação entre a instituição e a comunidade.  

Na oportunidade, depois de 10 anos de pausa, foi realizado o relançamento da revista Extifal. Nesta nova edição, as/os leitoras/es são convidadas/os a explorar temas da extensão universitária, comunicação museológica, educação crítica e sustentabilidade, entre outros. A revista está disponível gratuitamente no portal de periódicos do Ifal. https://periodicos.ifal.edu.br/extifal/issue/view/76 

A abertura foi encerrada com a palestra ministrada pela professora Beatriz Medeiros de Melo para com a temática da Mostra: “Economia Solidária, saberes locais e tradicionais”. 

A Mostra de Extensão segue até esta quinta-feira (23) com apresentações culturais de grupos teatrais, musicais e de dança das unidades; oficinas e rodas de conversa; exposições, feiras de negócios, banners, além da Feira da Economia Solidária.