Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Wellington Dias visita obra de futura sede do Campus Batalha

Ministro Wellington Dias visita obra de futura sede do Campus Batalha

Gestores do Ifal se reuniram com o titular do MDS para demanda por recursos para alimentação escolar
por Jhonathan Pino publicado: 04/12/2023 10h01, última modificação: 10/01/2024 19h36

A futura sede definitiva do Campus Batalha recebeu a visita do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e do governador de Alagoas, Paulo Dantas, na última sexta-feira, 1º de dezembro. No local, eles foram guiados pelo reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, e pelo diretor da unidade, Magno Abreu, que mostraram a evolução das obras e de seu significado para toda a região do Sertão alagoano.

Sede definitiva tem 75% da contrução realizada.jpeg

Com aproximadamente 75% da obra concluída, ela tem previsão para ser entregue em julho de 2024. Quando finalizado, o prédio contará com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta, quatro laboratórios básicos, voltados para disciplinas da propedêutica, e seis laboratórios específicos para os cursos técnicos existentes na unidade, de Agroindústria e Biotecnologia, além das salas destinadas à administração da unidade.

“O governador foi fundamental para essa construção. Pela primeira vez na história do nosso país, o governo do estado destina recursos para uma obra do governo federal. O repasse foi de R$ de 18 milhões para construir a nossa unidade”, lembrou o reitor Carlos Guedes.Reitor Carlos Guedes agradece ao governador Paulo Dantas destinação de R$ 18 milhões do estado de Alagoas bpara obra.JPG

Magno ressalta que o prédio contou com esforço conjunto não só dos governos federal e estadual, mas também dos servidores envolvidos com a realização do projeto, licitação e construção da obra.

“A construção da sede definitiva do Campus Batalha deixa de ser apenas um projeto e se transforma em realidade, com 75% da execução já concluída. Este é um sonho acalentado por muitos, alcançado com esforço e dedicação. Não se trata apenas do concreto, nem apenas do barulho das máquinas; é um empreendimento que faz o coração pulsar forte a cada visita, com a expectativa não apenas da mudança física do prédio, mas principalmente, da transformação nas vidas das pessoas”, sintetizou o diretor da unidade.Wellington Dias se reuniu com diretores de unidades e gestão sistêmica do Ifal, na reitoria, na quinat-feira, 30.jpeg

Recursos para alimentação escolar

Um dia antes da visita ao Campus Batalha, o ministro já havia se reunido com os gestores do Ifal, no prédio da reitoria, em Maceió. No local, eles buscaram sensibilizá-lo para a necessidade de mais recursos para viabilização da alimentação escolar.

“Foram dois dias muito importantes para a nossa instituição. Ontem discutimos com o ministro Wellington Dias, junto com todos os diretores dos campi do Ifal, a possibilidade do ministério nos ajudar em relação à alimentação escolar dos nossos estudantes. Hoje, mostramos o sonho que estamos realizando aqui em Batalha, com essa visita do ministro com o governador Paulo Dantas”, salientou o reitor.Autoridades se encataram com apresentação cultural dos estudantes do Campus Btalha.JPG

Os alunos do Campus Batalha também estiveram presentes em dois momentos com o ministro. Além de acompanharem a visita à futura sede do Campus Batalha, um grupo de estudantes se apresentou para diversas autoridades da esfera federal e estadual, na sede da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas, local em que foi celebrada a assinatura de adesão do município de Batalha ao programa Caravana Brasil sem Fome, também na sexta-feira (1º).

“Orientados pela professora de artes do nosso Campus, Marina Milito, eles apresentaram uma dança, o Xaxado, buscando refletir a cultura da região, o cangaço nordestino, como também uma apresentação de cordel. Esse projeto surgiu fruto da Mostra de Ações Interdisciplinares e já foi apresentado no nosso campus", recorda-se Luana Cypriano, docente da unidade.