Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Patrus Ananias empossa representante do Ifal no Conselho da Anater

Ministro Patrus Ananias empossa representante do Ifal no Conselho da Anater

Pró-reitor de Extensão, Altemir Secco, integra o Conselho da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

por Zoroastro Neto publicado: 10/05/2016 19h50, última modificação: 10/05/2016 19h58

Mais conquistas e avanços para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal)!

Na manhã desta terça-feira (10), o pró-reitor de extensão, Altemir Secco, foi empossado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, em Brasília, no Conselho Assessor Nacional e Conselho Fiscal da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

O Conselho Assessor Nacional é composto por 35 membros e o Conselho Fiscal, por três, com igual número de suplentes para cada instância, e tem como foco atuar na assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção, além de planejar as políticas de desenvolvimento sustentável para consolidar a posição de vanguarda do país na assistência técnica e extensão rural.

Na ocasião, o ministro Ananias registrou o cumprimento de três etapas para a integração da Ater com a pesquisa, com o ensino, e potencializar as ações da política destinada à agricultura familiar, fundamentais para o desenvolvimento da Anater: a ampliação dos recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar); os investimentos em assistência técnica e a extensão rural; e a garantia de um preço justo para produção, por meio do fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que, segundo reiterou, "foi colocado numa posição mais vigorosa”.

Para Altemir Secco, fazer parte deste Conselho "é representar novas possibilidades de pensar a agricultura familiar através da extensão rural. E para o Ifal, é, sobretudo, contribuir com tecnologias para cadeiras produtivas da área agro, além de provocar outros meios de produção alimentar através da sustentabilidade e das inovações agroindustriais. Temos vários campi com cursos de agroecologia, agroindústria, meio ambiente, açúcar e álcool, entre outros".

O que é a Anater?

Criada pela Lei 12.897 de dezembro de 2013 e oficializada por meio do Decreto nº 8.252, a Anater, por ser uma paraestatal, vem para dar celeridade administrativa e agilidade nas contratações. Entre as atribuições da Anater estão: credenciar entidades públicas e privadas; qualificar profissionais de assistência técnica e extensão rural; contratar e disponibilizar serviços; transferir tecnologia, pesquisas; monitorar e avaliar resultados; acreditar as entidades quanto a qualidade do serviço prestado.

Currículo de Altemir Secco

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckov da Fonseca. É professor do Campus Satuba desde 1986, na antiga Escola Agrotécnica. Com formação técnica em agropecuária e proteção de plantas, foi coordenador  do Conselho das Escolas Agrotécnicas Federais - CONEAF.

registrado em: