Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Educação e Reitor do Ifal anunciam mais uma unidade do instituto em Maceió

A nova unidade será no conjunto habitacional Benedito Bentes

por Zoroastro Neto publicado: 22/12/2015 06h40, última modificação: 23/12/2015 07h40

A tarde da última segunda-feira (21) entra na história da educação de Alagoas com o lançamento de mais uma unidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Maceió, no conjunto habitacional Benedito Bentes, parte alta da capital, fruto da parceria entre os governos estadual e federal.

A cerimônia aconteceu no auditório Aqualtune do Palácio da República dos Palmares, em Maceió, na presença de várias autoridades, entre elas o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, do governador do estado, Renan Filho, do Vice-governador e secretário de educação de Alagoas, Luciano Barbosa, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado, Luiz Dantas e do secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, que também participaram da assinatura do termo de adesão ao novo modelo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Antes de chegar ao Palácio República dos Palmares para a solenidade, o ministro Aloízio Mercadante sobrevoou a área onde será construído uma unidade do Ifal, no Benedito Bentes, para perceber a dimensão daquele bairro e o salto de qualidade que a comunidade terá com a oferta de cursos profissionalizantes e formação continuada com cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de projetos de extensão e de pesquisa e inovação.

O coral Mulheres Mil recepcionou os convidados e fez apresentação especial para o ministro e sua equipe cantando Maceió minha sereia, de Carlos Moura, deixando-os com aquele gosto de quero mais: mergulhar no azul piscina, no mar de pajuçara! E encantaram quando interpretaram Ponta de lápis, de Beto Barbosa, convidando-os para retornar à Maceió, pelo sol, pelo mar, pelo carinho, pela saudade do céu e do sal.

Para o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, "a chegada da instituição no maior conjunto habitacional ratifica a missão da Rede Federal de educação técnica e tecnológica possibilitando a formação de jovens com qualidade e com as competências e habilidades necessárias para se inserir no mundo do trabalho. E nas comemorações dos 200 anos de Maceió, o Ifal presenteia a comunidade do Benedito Bentes com mais uma unidade que proporcionará educação profissional, inovação e tantas outras ações que, sem dúvida, mudará significativamente os índices daquela região".

A unidade provisória do Instituto funcionará como centro de referência na atual Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes. "Uma unidade do Ifal na parte alta da capital vai ser fundamental, é um marco na história da educação porque o nosso governo é de parcerias. Faremos mais. É um desafio a cada instante. Mas, para iniciar as atividades do instituto, o estado está entregando uma escola pronta, com salas de aula, laboratório, com ginásio de esporte, campo de futebol, e toda a estrutura adequada para que as aulas iniciem o mais rápido possível. O ensino técnico profissionalizante é a melhor ferramenta para capacitar os jovens e colocá-los no mercado de trabalho", destacou o governador Renan Filho.

De acordo com Mercadante, mais uma unidade do Ifal é de fundamental importância para o desenvolvimento de Alagoas pela educação. "Estamos com uma escola pronta com salas de aula, laboratórios, e será em uma linha de cursos profissionalizantes, o que será de grande importância para a juventude".

registrado em: