Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministra Damares Alves anuncia novos programas em parceria com o Ifal

Ministra Damares Alves anuncia novos programas em parceria com o Ifal

Em 2020, 350 mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social vão passar por cursos de qualificação do Ifal

por Elaine Rodrigues publicado: 09/12/2019 10h11, última modificação: 10/12/2019 13h38
Exibir carrossel de imagens Convênio assinado entre o Ifal, o Ministério da Mulher e a Prefeitura de Marechal Deodoro

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Marechal Deodoro, recebeu nesse sábado, 7, a equipe da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, autoridades da Prefeitura Municipal e as marisqueiras da região. A ministra fez o lançamento do programa “Salve uma Mulher” e assinou, com o reitor Carlos Guedes, os termos do programa “Qualificar para o Empreender”, que vai beneficiar 350 mulheres de seis municípios de Alagoas. Durante o discurso, Damares ainda anunciou outros dois programas para desenvolver em parceria com o Ifal.

Ministra Damares AlvesNós vamos trazer um projeto para cá, e eu quero aqui, nesse campus, para mulheres idosas, que se chama ‘Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável’. E nós temos um outro projeto, que é para jovens, para capacitar os nossos jovens para o mercado de trabalho. Quero fazer aqui o compromisso público que a gente também vai trazer o projeto para os jovens que estão precisando ser qualificados para o trabalho”, afirmou.

Outro assunto abordado pela ministra foi a violência contra a mulher. O programa ‘Salve uma Mulher’ tem a finalidade de envolver todas as categorias profissionais no enfrentamento à violência. Realização de campanhas, ações de sensibilização e criação de grupos de apoio para as mulheres estão entre as ações do programa, que visa combater os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (nº 11.340/206), que são: violência física, violência moral, violência patrimonial, violência sexual e violência emocional ou psicológica.

Luiza Brunet, madrinha do programa Salve uma MulherA madrinha do programa é a ex-modelo e empresária, Luiza Brunet, que contou um pouco da sua história, lembrou da importância da capacitação das mulheres para propiciar a independência financeira e deixou o apelo para a participação de todos no programa. “O Salve uma Mulher vem para dizer para todo mundo que tem que se envolver, que a sociedade tem que se envolver. Eu conto com o apoio de vocês também, umas com as outras. Não julguem suas amigas que apanharam, acolham elas, abracem, sejam parceiras, sejam amigas, entendam”.

Qualificar para o Empreender

O programa Qualificar para o Empreender vai oferecer cursos gratuitos de Empreendedorismo e Mídias Sociais, de Aperfeiçoamento para Camareiras e Meios de Hospedagem e de Auxiliar de Cozinha. Este último será voltado para as mulheres marisqueiras de Marechal Deodoro, incentivando a atuação delas em consonância com a Lei nº 13.902/2019, que dispõe sobre a política de desenvolvimento e apoio às atividades das marisqueiras.

Reitor do Ifal, Carlos GuedesÉ um momento histórico para a Educação Profissional do estado de Alagoas, em particular para o Instituto Federal de Alagoas. Estamos muito felizes com esse acordo assinado com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que proporcionará a capacitação de 350 mulheres em situação de vulnerabilidade social. São cursos de formação continuada para que elas possam transformar as suas vidas”, declarou o reitor Carlos Guedes.

Cerimônia

O evento contou com a recepção e apresentação feita pela Orquestra Filarmônica Aconchego, formada por jovens de escolas públicas do município de Marechal Deodoro. E a apresentação do Coral das Mulheres Cantoras de Paripueira, regido pelo maestro Sérgio Correia.

Marisqueiras de Marechal Deodoro acompanharam o evento no IfalNa mesa de honra estiveram presentes a ministra, Damares Alves, o reitor Carlos Guedes, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Ayres, a secretária nacional de Políticas para Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, a secretária-adjunta nacional de Políticas para Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Rosinha Cavalcante, o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza, o pró-reitor de Extensão do Ifal, Abel Coelho, a madrinha do programa “Salve uma Mulher”, Luiza Brunet, e a gestora institucional do programa de qualificação do Ifal, Maria Luiza Jaborandi.

Diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder SouzaO Campus Marechal Deodoro oferta sete cursos gratuitos para a comunidade, entre eles o curso técnico em Cozinha na modalidade de Educação para Jovens e Adultos, que recebe 40 estudantes por semestre, com duração de três anos. “Esses nossos alunos e nossas alunas já participaram de eventos nacionais e internacionais, já participaram de programas de televisão, já foram autores de livros, já criaram receitas próprias, desenvolvidas aqui neste campus. Nós temos mulheres que saíram daqui e estão trabalhando em restaurantes, que estão abrindo seu próprio restaurante, que estão buscando a autonomia financeira”, registrou o diretor-geral do campus, reforçando a transformação proporcionada pelo Instituto Federal de Alagoas.

registrado em: