Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC fará simulados on-line e gratuitos para o Enem 2016

MEC fará simulados on-line e gratuitos para o Enem 2016

Campi do Ifal colocarão laboratórios de informática à disposição dos alunos de escolas públicas que não têm acesso à internet

publicado: 12/04/2016 11h07, última modificação: 12/04/2016 11h07

Fonte: Universia Brasil e Ascom MEC

Por meio da Hora do Enem, plataforma recém-lançada de estudos gratuitos, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá simulados on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao longo de 2016. O primeiro simulado do Enem acontecerá no dia 30 de abril.

Também serão aplicados testes nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro, sendo que os dois últimos simulados seguirão formato do exame e contarão com dois dias de prova. Nenhuma das datas contará com simulados de redação.

Segundo o ministro da educação, Aloizio Mercadante, o objetivo do simulado on-line é que todos possam participar e descobrir a nota que tirariam em uma prova real do ano. Além disso, em seguida, o estudante recebe um plano de estudos de acordo com seu desempenho.

Universidades e institutos federais, instituições privadas e escolas estaduais de Ensino Médio também vão ceder espaço para a realização do simulado para os alunos que não tiverem acesso à Internet. Os campi do Ifal, por exemplo, colocarão seus laboratórios à disposição para os alunos concluintes do ensino médio de escolas públicas, com exceção das unidades de Maragogi e Rio Largo, que não possuem laboratórios.

Nesse caso, é necessário ter um CPF válido cadastrado na plataforma de estudos. A escolha do local se dará entre os dias 11 a 15 de abril, por meio de um link na seção Simulados da Plataforma da Estudos Hora do Enem. As vagas são limitadas e por ordem de chegada.

De acordo com o site, há opção de fazer o simulado de casa, escola ou de onde quiser, desde que tenha acesso à Internet. Poderá usar o computador, o celular ou o tablet. Para se inscrever na plataforma de estudos Hora do Enem, clique aqui e faça o seu cadastro.

Hora do Enem

Lançado na última terça-feira (5), a plataforma Hora do Enem é voltada para os que estão cursando o ensino médio. Podem participar dos simulados estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública e privada de ensino, mediante a realização de um cadastro no site. Além dos simulados, serão oferecidos exercícios, guias de estudo elaborados de acordo com o objetivo de cada aluno, aulas on-line e notícias atualizadas sobre o exame.

As provas foram criadas seguindo a mesma metodologia utilizada nas questões do INEP. Ao completar o simulado, é possível comparar a sua nota com a necessária para ser aprovado no curso e faculdade na qual se deseja ingressar. O cálculo é feito com base nas notas dos alunos aprovados no ano passado.

Marque na agenda

1º Simulado: 30 de abril

20 questões por área do conhecimento (80 no total)

2º Simulado: 25 de junho

20 questões por área do conhecimento (80 no total)

3º Simulado: 13 de agosto

45 questões por área do conhecimento (180 no total)

4º Simulado: 8 e 9 de outubro

45 questões por área do conhecimento (180 no total)

Como me inscrevo?

Todos alunos inscritos na Plataforma de Estudos Hora do Enem já estão automaticamente inscritos para os Simulados.

Para se inscrever na Plataforma, basta clicar aqui e seguir os passos indicados.

registrado em: