Notícias
Matriz Orçamentária CONIF é tema de formação para gestoras/es do Ifal
Gestoras/es do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estiveram reunidos nesta quarta-feira (12), em formato híbrido, para debater a Matriz Orçamentária CONIF. O pró-reitor de Administração do Instituto Federal Sul de Minas, Honório Moraes, apresentou o conceito, as regras e os critérios da Matriz Orçamentária do CONIF
Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, com o orçamento cada vez mais escasso, principalmente para custeio, é preciso buscar fomento para além do orçamento, a exemplo das emendas e sendo Honório um servidor de excelência esperamos aprender como otimizar nosso orçamento. “Sempre que o tema é a Matriz Orçamentária Conif, Honório é a referência”.
A Matriz Orçamentária do CONIF é um modelo matemático que serve para distribuir o orçamento discricionário (custeio e investimento) entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ela é elaborada a partir de dados acadêmicos e considera diversos indicadores de eficiência, qualidade e assistência estudantil para definir o repasse de verbas anualmente.
Desta forma, o pró-reitor de Administração do IF Sul de Minas, Honório Moraes, sensibiliza as/os participantes sobre como a otimização dos recursos financeiros pode transformar os rumos da Educação. “Se a gente economizar numa licitação, a gente aumenta no auxílio estudantil. O fruto do nosso trabalho é mudar a vida de alguém”, reforçou.
Mais de 40 lideranças de todos os campi e reitoria, entre diretoras/es gerais, gestoras/es de Ensino, da Assistência Estudantil e de Administração do Ifal estavam presentes, quer no mini auditório da Reitora, ou na sala virtual.
