Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais seis diretores-gerais eleitos são empossados de forma pró-tempore

Mais seis diretores-gerais eleitos são empossados de forma pró-tempore

publicado: 26/04/2019 12h25, última modificação: 30/04/2019 12h14

Mais seis diretores-gerais pró-tempore tomaram posse  em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (25), no campus Maceió. Valdemir Chaves (Satuba) Eder Júnior (Marechal Deodoro),Damião Augusto (Maceió), Sandra Patriota (Maragogi), Talita Morais (São Miguel dos Campos), Rodrigo Oliveira (Murici) são novos gestores que assumem os destinos dessas unidades, depois se serem empossados, de modo provisório pelo reitor pró-tempore Sérgio Teixeira.

O Cantifal, coral formado por alunos do campus Murici sob a regência do maestro André Bonfim, abriu a cerimônia e, por cerca de 20 minutos, cantou músicas  e abreu a apresentação com uma roda de ciranda, seguida de canções da cultura popular,MPB e pop-rock.

Além dos diretores-gerais empossados, os dirigentes que se despediam do cargo também  estiveram presentes à mesa de honra: Jeane Melo (Maceió), Dácio Camerino (Maragogi), Hélio Santos (São Miguel dos Campos), Marília Góis (Marechal Deodoro), Jocília Rodrigues (Murici). Todos se pronunciaram, antes do ato de posse. “Essa festa é a comemoração da festa da democracia.Uma palavra que define essa minha fala é gratidão pela confiança de todos vocês depositaram em mim e acreditem que cumpri o bom combate”, declarou Jeane Melo ao deixar a gestão do campus Maceió.

Marília Góis  lembrou o momento em que ingressou na então Escola Técnica Federal de Alagoas, em 1990, no cargo de comunicóloga ,depois coordenadora de Comunicação, professora e, por final, diretora do Campus de Marechal Deodoro. “Uma satisfação ter contribuído para o crescimento do campus”, disse a diretora que recordou como fato positivo que, por dois anos, a unidade de ensino foi a melhor escola pública do estado, além de ter promovido a verticalização do ensino.

O professor Hélio Santos que deixa a direção-geral do campus São Miguel dos Campos contou a trajetória profissional dele na unidade da capital e destacou as dificuldades iniciais enfrentadas no município, entre elas, a construção da sede definitiva, cujas obras foram retomadas e desejou votos de sucesso à sua sucessora, a professora Talita Morais.

A diretora do Campus Murici, Jocília Rodrigues discursou em seguida. “Sou grata ao acolhimento dos alunos e servidores que confiaram em mim na gestão do campus”, ressaltou ao  lembrar ainda, o apoio que teve ao chegar ao Ifal no início dos anos 2000.

Dácio Camerino, diretor-geral de Maceió  também recordou o início de suas atividades no Ifal aos 23 anos, ocasião em que foi, com frequência era confundido com aluno. Ele  relatou aos presentes as dificuldades enfrentadas no início da gestão.”Tínhamos uma sede provisória abaixo do nível da rodovia e que era alagada com a chuva. Hoje estamos com  sede definitiva e, em todos os municípios da região sempre há uma boa referência do Ifal Maragogi”.

Empossados

O professor Damião Augusto foi o primeiro diretor-geral pró-tempore empossado, representando o campus Maceió e disse estar disposto a ouvir todos  os grupos por meio de uma gestão democrática e participativa. Ele comparou sua futura administração ao alfabeto, onde cada letra representa uma série de ações a serem colocadas em prática.

O diretor-geral empossado do campus Satuba, Valdemir Chaves  disse que durante os últimos dez anos, a instituição avançou  bastante. ”Assumir essa tarefa é assumir a responsabilizar de não deixar esse avanço acabar tanto de qualidade é um desafio para mim”.

Eder Júnior, diretor-geral do campus Marechal Deodoro, durante o discurso lembrou a expressão citada durante  sua posse, em 1999 como servidor, de que o público é para servir ao público e não se servir daquilo que é público. ”A educação foi uma pauta muito importante para mim para muitas pessoas”, destacou.

A diretora-geral Talita Morais relatou os momentos de dificuldades enfrentados como diretora de Ensino junto com o diretor Hélio Santos e o diretor administrativo, José Lins, entre esses, a divisão do espaço com uma escola municipal e apenas um curso técnico que era o de Segurança do Trabalho.”Cabe a mim e a meus colegas conduzir o campus com responsabilidade coerência e compromisso com a sociedade”.

Diretores-gerais empossados

Rodrigo Oliveira conclamou a união de forças para evitar o desmonte a estrutura da rede federal. Ele apresentou dados sócio-econômicos do município de Murici e disse que assumiu com o dever de não deixar que a instituição seja sucateada Defendeu ainda, o uso do planejamento como ferramenta de organização do instituto.

A professora Sandra Patriota foi a última diretora-geral a ser empossada e, em seu discurso também recordou os  primeiros desafios de levar alunos da região Norte do estado para estudar no campus Maragogi e relacionou como projetos a ser aplicados na unidade de ensino a diminuição do número de evasão escolar, o aumento de parcerias com prefeituras e iniciativas privadas e a implementação das ações coletivas em parcerias com a Reitoria e os demais campi.

O reitor pró-tempore, Sérgio Teixeira explicou a situação do mandato provisório e destacou o empenho dos diretores que deixam o cargo e  caracterizou as virtudes dos dirigentes que assumem a condução dos campi pelos quais foram eleitos.Ao final, alertou os novos diretores sobre as dificuldades orçamentárias a serem encontradas em função de cortes de verbas do governo federal.

registrado em: ,