Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais saúde: programa pretende promover estilo de vida saudável para servidores
conteúdo

Notícias

Mais saúde: programa pretende promover estilo de vida saudável para servidores

Primeiro ciclo será formado por até 15 servidores, que serão acompanhados por três meses
por Elaine Rodrigues publicado: 09/07/2024 18h24, última modificação: 10/07/2024 17h47

Estão abertas as inscrições para o primeiro ciclo do programa Mais Saúde, criado pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A atividade é voltada para técnicos-administrativos e professores do Ifal que tenham interesse em melhorar seus hábitos de vida, adotando um estilo de vida mais saudável, o que auxilia na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida.

Nutricionista responsável pelo projeto Mais SaúdeDe acordo com a nutricionista do Siass, Glícia Lúcio, o programa é fundamentado no bem-estar físico, social e emocional dos servidores, com o intuito de promover a mudança de hábitos alimentares, incentivar a prática de atividades físicas e estimular hábitos de sono saudáveis para os integrantes da instituição. E o que motivou a ação foi o resultado da avaliação nutricional dos servidores periciados do Ifal, que constatou excesso de peso, sobrepeso e obesidade em 55,46% dos 467 servidores analisados.

Além disso, a pesquisa feita pelo Siass mostra a afirmação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que a obesidade é um dos problemas de saúde mais graves da atualidade, uma tendência mundial motivada por mudanças nos padrões alimentares associadas a um estilo de vida sedentário. E essa associação é tida como um dos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por mais da metade do total de mortes no Brasil em 2019.

1º ciclo do Mais Saúde

Cronograma do primeiro ciclo do projetoO primeiro ciclo do programa Mais Saúde vai acompanhar até 15 servidores durante três meses, com encontros quinzenais de forma remota, além de disponibilizar material didático com teoria e práticas de vida mais saudáveis. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho, pelo e-mail .

O primeiro encontro está previsto para o dia 6 de agosto. Outros quatro encontros vão debater sobre alimentação saudável, doenças metabólicas, saúde mental e transtornos alimentares. O encerramento do primeiro ciclo está previsto para ocorrer no dia 22 de outubro.

Acompanhe mais ações da Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Ifal pelo Instagram.