Notícias
Mais quatro novos servidores tomam posse no Ifal
Por Alexandre Abreu
Pela segunda semana consecutiva, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) empossou mais um grupo de servidores aprovados no último concurso público. Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (21), na Sala de Reuniões da Reitoria, quatro novos profissionais assinaram o termo de posse e passam agora a fazer parte das equipes de trabalho dos campi Piranhas, Batalha, Penedo e Viçosa.

Natural de Santana do Ipanema (AL), Earl Celestino de Oliveira Chagas é professor de Biologia e vai assumir o cargo no Campus Piranhas. Doutor em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com doutorado-sanduíche no Royal Botanic Gardens Kew, da Inglaterra, Chagas pretende focar suas pesquisas no estudo das plantas e espera fazer a diferença como docente do Ifal.
“Quero contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes, oferecendo um ensino de qualidade, marca registrada do Ifal”, afirmou.
Baiana de Campo Formoso, a mais nova docente do Campus Batalha, Crislaine Soares Oliveira, é doutoranda em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Na unidade de ensino do Ifal, atuará como professora do curso de técnico integrado em Biotecnologia, o único de Alagoas.
“Meus estudos giram em torno da microbiologia do solo. Para mim, é uma grande honra fazer parte do Ifal e contribuir para a sua missão institucional”, disse.

Já André Luiz de Araújo Lima foi empossado como professor de Artes no Campus Penedo. Formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia e licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano, atua na docência desde 2009. É mestre em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e já lecionou no Instituto Federal da Bahia (IFBA).
“Formação docente, educação e diversidade são as áreas em que posso oferecer uma contribuição mais robusta para o Ifal, colaborando, também, para o fortalecimento da Rede Federal [de Educação Profissional, Científica e Tecnológica]”, destacou Lima, que é natural de Salvador (BA), mas que, aos poucos, “está se ambientando à cultura alagoana”.
Único servidor técnico-administrativo empossado nesta quarta-feira (21), Iago Arthur Martins vai assumir o cargo de Assistente em Administração no Campus Viçosa. Martins é ex-aluno do Ifal Campus Maceió, onde fez o curso de Infraestrutura Urbana.
“Aprendi muito no Ifal. A instituição tem pessoas que pensam para frente, pensam no futuro, e foi essa mentalidade que deu base para que eu pudesse conquistar meu emprego no Conselho Regional de Técnicos e, posteriormente, no Conselho Regional de Química”, ressaltou.
Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Iago cursou Engenharia de Petróleo até o sétimo período, mas precisou abandonar a graduação para poder trabalhar. “Foi aí que comecei a conciliar o trabalho com os estudos para concursos públicos. E deu certo!”, comemorou.
Martins contou que a mãe é natural de Viçosa (AL), mas que há muitos anos ela não visitava a cidade. Já sabendo da aprovação no concurso público, ele, então, viajou recentemente com a família para o município localizado na Zona da Mata, onde dará início a uma nova jornada.
“Foi uma experiência incrível. Apesar de não morar há muito tempo em Viçosa, minha mãe foi lembrando de tudo e acabou sendo a nossa guia turística”, brincou.
Responsabilidade e compromisso
Na presença de gestores do Ifal e familiares dos empossados, a diretora de Gestão de Pessoas (DGP), Adriana Nogueira, parabenizou os novos servidores e lembrou que “uma posse sempre traz alguma mudança”.
“Essa instituição tem uma responsabilidade muito grande com a transformação de vidas, sobretudo a de nossos estudantes. Vocês, muitas vezes, serão a única referência de futuro que esses alunos terão. Por isso, nunca percam essa perspectiva de servir sempre. Esse é um dever social que nós, enquanto servidores públicos, temos de assumir em prol de uma educação verdadeiramente transformadora”, afirmou.
Para o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, a chegada dos novos servidores ratifica o trabalho estratégico que vem sendo realizado pela atual gestão para recompor o quadro efetivo de pessoal técnico-administrativo e docente.
“Em 2025, recebemos 82 novos códigos de vagas, o que tem viabilizado a nomeação de novos servidores. Com isso, estamos dando o suporte necessário para que possamos fortalecer a missão institucional de promover uma educação pública, gratuita e de qualidade, capaz de transformar a vida daqueles que mais precisam”, frisou o reitor, argumentando que 70% das vagas no Ifal são hoje destinadas a egressos da rede pública de ensino.
Também estiveram presentes na cerimônia de posse dos novos servidores a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; a pró-reitora de Extensão substituta, Betânia Vilar; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Carolina Duarte; a pró-reitora substituta de Administração substituta, Nailena Maika; o diretor de Ensino do Campus Batalha, Jailson Barros; o diretor-geral do Campus Piranhas, Iatanilton Damasceno; o diretor-geral do Campus Viçosa, Bruno Araújo; a diretora-geral substituta do Campus Penedo, Lidiane Neves; e o chefe de gabinete do reitor, Zoroastro Neto.
