Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 350 estudantes do Ifal participam do Congresso de Computação
conteúdo

Notícias

Mais de 350 estudantes do Ifal participam do Congresso de Computação

Cinco caravanas de 9 campi proporcionaram a participação discente no evento
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 24/07/2025 12h36, última modificação: 24/07/2025 12h36

Ao todo, 370 estudantes de 9 campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão participando das atividades do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Para aumentar a participação estudantil, o Ifal organizou ainda cinco caravanas, saídas dos campi Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel do Campos, Viçosa e Satuba.

Desde o último domingo (20), data de início da 45ª edição do CSBC, a participação discente tem sido destaque. Seja apresentando trabalhos, assistindo a palestras ou interagindo uns com os outros, cada estudante tem relatado ser uma experiência única e enriquecedora.

É o caso da Maria Carolina Santos da Silva, aluna do curso de Informática do campus Rio Largo, que trouxe a maior caravana registrada no CSBC. Foram 150 discentes que chegaram de uma única vez ao evento considerado o maior da América latina.

“Foi muito legal. Desde o percurso até chegar aqui. Foi uma experiência muito diferente das que eu tinha nas minhas escolas anteriores. Eu já vi várias palestras que foram muito boas e que vão ser muito importantes para o meu desenvolvimento tanto no curso quanto na minha profissão em si”, afirmou Carolina. 

Para o diretor geral do Ifal campus Rio Largo, Edel Pontes, a caravana só foi viabilizada por meio de uma parceria com as/os professoras/es e servidoras/es do campus que não mediram esforços para levar o maior número possível de estudantes.

“ Eu tenho que agradecer a equipe do campus Rio Largo. Não tenho palavras para descrever o compromisso e a responsabilidade para com essas/es alunas/os. Participar de um evento dessa magnitude mostra exatamente esse compromisso do Ifal de transformar a vida e de cuidar das pessoas através da educação. Eu tiro o chapéu para as/os nossas/os professoras/es, técnicas/os, colaboradoras/es", enalteceu o diretor que, mesmo com as limitações orçamentárias, viabilizou ajuda de custo para alimentação para todas/os as/os estudantes da caravana do campus.

Motivo também de reconhecimento do discente Abraão Lucas de Verçosa Souza, do campus Rio Largo. “O evento está sendo uma experiência única. Tudo é didático e dinâmico o tempo todo. Estamos aproveitando ao máximo a experiência que o evento nos dá, porque são muitas atividades disponíveis ".

Para o coordenador local do CSBC pelo Ifal, professor Elvis Soares, a participação da comunidade estudantil do Ifal foi planejada desde o dia que o evento foi confirmado em Maceió. “Como não temos orçamento possível para que esse volume de estudantes participe do CSBC em outros estados, Alagoas se candidatou, porque assim, podíamos levar o maior número possível de estudantes do Ifal para uma edição”, relembrou o coordenador.