Notícias
Mais 88 alunos tornam-se professores ao colar grau nos cursos a distância do Ifal
Oitenta e oito novos concluintes dos cursos a distância de Ciências Biológicas e Letras/Português ofertados pelo Ifal (Instituto Federal de Alagoas) por intermédio da Diretoria de Educação a Distância, vinculada à Pró-reitoria de Ensino, colaram grau na tarde de terça-feira (3). A cerimônia de colação de grau ocorreu no auditório do Senac, no bairro Poço, em Maceió e foi presidida pelo reitor Sérgio Teixeira. A mesa da solenidade foi composta por, além do titular do instituto, pelo pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, pela diretora da Educação a Distância, Ana Cristina Nascimento, por Gilberto Neto, diretor-geral do Campus Santana do Ipanema, pela coordenadora do curso de licenciatura em Letras/Português, Cleide Calheiros e pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Deyse Rocha.
Os novos docentes foram graduados nos polos de educação a distância do Ifal dos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Penedo, São José da Laje, Maragogi e Maceió.
Nos primeiros momentos da cerimônia, o reitor Sérgio Teixeira conferiu grau a cada um dos 88 concluintes. Em seguida, os formandos dos cursos homenagearam a professora Deyse Rocha, de Ciências Biológicas e Hilda Leão, de Letras/Português. Janaína de Fátima dos Santos, concluinte de Ciências Biológicas e Fernando Filinto, de Letras/Português foram os oradores das turmas.
Na sequência da solenidade, os componentes da mesa de honra discursaram e exaltaram as conquistas dos alunos formandos dos cursos a distância. As coordenadoras dos cursos, durante pronunciamento, destacaram as fases que os concluintes vivenciaram durante as graduações.
Ao discursar, a diretora de Educação a Distância, Ana Cristina Nascimento ressaltou que o momento de formatura era fruto do rigor, compromisso e vontade de vencer dos concluintes ao tornarem o sonho em realidade. “Não temos ideia de quem estão mais felizes. Se vocês ou nós gestores do Ifal”, acrescentou.
O pró-reitor Luiz Henrique de Gouvêa Lemos fez uma reflexão sobre a educação e enfatizou o projeto de reforma do ensino médio ao pedir engajamento no debate dos profissionais de educação e dos novos docentes que colaram grau. “Esperamos contar com vocês não só nessa discussão, mas na participação do dia-a-dia da instituição e quem sabe, na condição de colegas professores”, disse.
Ao encerrar o ato solene, o reitor Sérgio Teixeira destacou entre os concluintes, servidores do Ifal, como exemplo dos espaços abertos para os novos profissionais de educação. ”Tenho plena relação com a educação que para mim é uma ação apaixonante, pois a educação transformar as pessoas”