Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live sobre curricularização da extensão acontece no dia 22 de setembro

Live sobre curricularização da extensão acontece no dia 22 de setembro

por Roberta Rocha publicado: 11/09/2020 21h41, última modificação: 12/09/2020 07h57

A curricularização da extensão estará em pauta no dia 22 de setembro, às 15h, em um evento on-line promovido pelas Pró-reitorias de Ensino, de Extensão e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. A live será transmitida pelo canal da instituição no Youtube.

O público-alvo da iniciativa são docentes, coordenadores de curso de graduação e pós-graduação, membros do Núcleo Docente Estruturante e demais interessados com vínculos nas áreas de ensino e extensão das instituições de educação de todo o país.

A live contará com a participação da pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Maria Araci Magalhães, do pró-reitor de Extensão e do chefe do Departamento de Ensino do Instituto Federal do Pará, respectivamente, Fabrício Medeiros Alho e José Edivaldo Moura. Na ocasião, os pró-reitores do Ifal Cledilma Costa (Ensino), Abel Coelho (Extensão) e Eunice Palmeira (Pesquisa), além da presidente da Comissão de Curricularização da Extensão do instituto, Verônica de Medeiros Lopes, também irão compor a mesa diretora do evento.

Sobre a curricularização da extensão - Trata-se de uma estratégia prevista no Plano Nacional de Educação do governo federal que assegura "no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.

A curricularização destina-se, portanto, à inserção nos currículos de atividades formativas que possibilitem aos graduandos a imersão real na comunidade e uma formação mais humana, com maior compreensão da dinâmica social onde estão inseridos e atuação no sentido de contribuir para a transformação social.

No Ifal, as atividades com finalidade de curricularização da extensão nos cursos de graduação deverão cumprir com a Deliberação 28/CEPE, de 24 de setembro de 2018, que regulamenta a prática extensionista como componente curricular obrigatório no instituto.

Essa deliberação está sendo atualizada pela Comissão de Curricularização da Extensão, para adaptá-la à Resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação – CNE e da Câmara de Educação Superior – CES e às Diretrizes para Curricularização da Extensão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif, de 2020.