Notícias
Lançamento de livros, autógrafos e produção gráfica marcam presença do Campus Maragogi na 7ª Bienal do Livro
Docentes do Campus Maragogi durante sessão de autógrafos no estande do Ifal
Lançamento de livros, sessão de autógrafos e revelação de talentos na literatura alagoana marcaram a presença, na segunda-feira (23), do Campus Maragogi, no estande do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada no Centro de Convenções de Maceió. Seis professores da unidade de ensino do litoral norte lançaram títulos com os mais diversificados temas e atraíram a atenção dos visitantes.
A iniciativa faz parte do projeto Ilustratura pensado como projeto de extensão que tem o objetivo de proporcionar uma maior integração cultural entre o Ifal e a sociedade, por meio da oferta de oportunidades às comunidades interna e externa. Deste modo, professores e alunos se envolveram no universo da produção literária, textual e gráfica, na condição de criadores ou apreciadores. A proposta foi lançada durante a 7ª Bienal e será submetida à seleção dos editais da Pró-Reitoria de Extensão em 2016. Além dos livros, foi lançado, ainda o Informativo Maragogi, boletim que traz informações dos trabalhos literários e de artes gráficas produzidos no campus.
“É um resultado do trabalho integrado e interdisciplinar desenvolvido no Campus Maragogi. Planejamos a iniciativa para apresentar o resultado neste evento que é o maior do estado nas áreas de literatura e cultura”, declarou o diretor-geral Dacio Camerino.
O Campus Maragogi esteve presente no estande do Ifal na 7ª Bienal do Livro, desde a sexta-feira (20), dia da abertura do evento, quando, na ocasião, houve o lançamento do informativo, cadastramento de voluntários para o Projeto Model Cast que é um banco de dados de modelos de referências para artistas do projeto Ilustratura, avaliação de portfólios (desenhos) e avaliação de originais para o projeto. Duas revistas O Messias e Eruvê também foram lançadas no sábado (21) e, no domingo, houve o lançamento dos livros.
No próximo dia 26 , o Campus Maragogi estará presente, outra vez, no evento, estande da Edufal, com o lançamento do livro a Cidade em Perspectivas; reflexões a partir de Maceió, da professora Anne Francialy da Costa Araújo (Ifal) Alessandra Marchioni e Maria Lucilene da Silva no Talento-jovem
A literatura e a produção gráfica estimuladas pelo Campus Maragogi também têm revelados jovens talentosos como Maria Eduarda, 16 anos, aluna do curso técnico de Hospedagem que expôs seus poemas no informativo produzido pela unidade, mas já se prepara para ser escritora ao prever, em breve, o lançamento do livro “A Vida e Loucuras de uma Adolescentes em Crise”, uma ficção em que contará a história de uma aluna, de 15 anos, ao ingressar no Ifal e se deparar com um mundo diferente do que ela sempre sonhou. “No trabalho desejo mostrar aos adolescentes que é sonhos , como aqueles de princesa e de debutante não devem ser priorizados na vida. A coisa é mais séria e somente com a educação essa situação pode se tornar realidade”, contou a estudante.