Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jovem Parlamentar 2015 é do campus Maceió

Jovem Parlamentar 2015 é do campus Maceió

por Anny Rochelly publicado: 19/08/2015 16h56, última modificação: 20/08/2015 08h22

Por dois anos consecutivos, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vem sendo representado no Parlamento Jovem Brasileiro. Em 2015, o estudante Victor Gomes, do curso de Edificações do campus Maceió, foi selecionado entre 1785 projetos encaminhados por jovens de todo o país.

Ele embarca para Brasília no dia 20 de setembro, com todas as despesas pagas, e passará a semana inteira atuando como deputado federal numa simulação da rotina dos trabalhos legislativos. “Pretendo aprender o máximo sobre essa esfera do sistema legislativo. Sempre tive muito interesse por política e procuro as novidades que acontecem aqui no estado e em Brasília, além disso acompanho ao máximo os candidatos que apoio”, detalhou o aluno.

Victor explica ainda que o interesse em participar da seleção foi aprofundado quando se tornou secretário do Grêmio Estudantil do campus Maceió. Ele acredita que esta é uma grande oportunidade enquanto gremista e, acima de tudo, enquanto estudante.

A seleção se deu com o envio da proposta de um projeto de lei para a Secretaria de Educação, logo após o documento foi remetido para o Congresso Nacional. O projeto de autoria do estudante determina a criação e a inclusão da disciplina “Política e Cidadania” na grade curricular do primeiro ano do ensino médio nas instituições de ensino. “Propus que essa matéria tenha a função de estudar a constituição, estudar sobre os poderes que regem o país e seus respectivos cargos e a promoção de debates com temas de relevância social, além disso, a escola deve promover bimestralmente palestras com profissionais como cientistas políticos, juristas, sociólogos políticos, etc”, detalhou o aluno.

Segundo ele, é de vital importância que a escola contribua para a formação política e social dos estudantes. “Meu projeto surge com a iniciativa de conscientização e de formação do senso crítico entre os jovens”, finalizou, entusiasmado.

registrado em: