Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jornalistas são premiados por divulgação de sistemas inteligentes criados no Ifal

publicado: 13/12/2018 09h20, última modificação: 19/12/2018 08h05

Atividades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que serviram de pauta para o jornalismo alagoano, no último ano, foram reconhecidos pelo Prêmio José Marques de Melo de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, nesta terça-feira, 11, no espaço anexo ao Teatro Deodoro, em Maceió. A criação de um gerador de energia, que utiliza diversas fontes renováveis, além de um sensor de umidade inteligente, que busca promover a irrigação sustentável no campo, ganharam a atenção das mídias e proporcionaram prêmios aos produtores das reportagens.

Uma das profissionais premiadas foi a jornalista do Campus Arapiraca, Elaine Rodrigues. Ela promoveu a divulgação do Sensor Smart, que foi uma invenção desenvolvida por alunos de Informática da unidade, com o objetivo de levar irrigação inteligente para pequenos produtores rurais da região.  Com o case, Elaine recebeu o primeiro lugar da categoria Assessoria de Comunicação, do Prêmio.

Além de buscar esclarecer ao público sobre a finalidade do sensor, ao longo do ano, a servidora divulgou a performance dos alunos envolvidos no projeto, em competições e conquistas. O resultado de seu trabalho foi a produção de reportagens e entrevistas por diversos sites de notícias, estações de rádio, além de um canal de televisão, todos retratando os benefícios que os pequenos produtores poderiam ter com o uso da tecnologia.

Elaine lembrou que foi o próprio engajamento dos professores e alunos a razão para o reconhecimento do projeto. "O prêmio é também dessa excelente equipe, servidores, terceirizados,  e dos bons alunos que temos. Esse projeto começou no Avant IF, em Santana, e é feito por estudantes do primeiro ano. Mostraram que podem, logo cedo, desenvolver ciência e tecnologia”, disse. Veja uma das reportagens de divulgação.

Já a matéria sobre o gerador que utiliza de múltiplas fontes de energia, ela foi realizada pelos jornalistas da TV Pajuçara, Lucas Malafaia e Wellington Soares, que receberam o segundo lugar, na categoria Reportagem de TV. O mecanismo, desenvolvido por alunos do curso de Eletrotécnica do Campus Maceió, chamou a atenção dos produtores de televisão, por unir a luz solar, o vento e o gás natural como fontes complementares na produção ininterrupta de energia, possibilitando aos usuários a autonomia no consumo de eletricidade.

Além de poder suprir a energia para uma casa de quatro pessoas, a engenhoca, denominada “Hibrid Ger”, pode ser administrada a partir de um aplicativo de celular, com informações sobre a quantidade de energia fornecida e o controle da rede elétrica da casa. Veja a reportagem aqui.

registrado em: , ,