Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Janeiro Branco" promove roda de conversa com profissionais da saúde mental
conteúdo

Notícias

"Janeiro Branco" promove roda de conversa com profissionais da saúde mental

publicado: 27/01/2020 09h14, última modificação: 27/01/2020 14h27

Nesta quarta-feira, 29, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), realiza uma palestra com o perito psiquiatra Jorge Guedes e a roda de conversa com a psicóloga Paulete Constantino, como parte do mês de conscientização “Janeiro Branco”. A atividade será realizada na sala de reuniões da Reitoria, a partir das 14h, com o intuito de prevenir o adoecimento mental dos servidores da instituição.

A campanha "Janeiro Branco" foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Ela objetiva colocar em evidência na sociedade dois temas: a saúde mental e a saúde emocional, e combater o preconceito relacionado aos transtornos mentais democratizando a informação sobre a saúde mental. O slogan da campanha deste ano é “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil não vai bem da Saúde Mental. Os números mostram que 5,8% da população (12 milhões de pessoas) sofrem de “depressão” (maior taxa da América Latina, a 2ª maior das Américas e a 5ª do mundo). Em relação aos “transtornos de ansiedade”, o Brasil é o recordista mundial, com 9,3% da população acometida.

Segundo a médica perita do Siass, Anna Carolina Le Campion, o adoecimento mental precisa ser debatido e prevenido como qualquer outra doença, e devido aos números alarmantes, não pode ser negligenciado.

Para mais informações, o Siass disponibiliza o telefone 2126-6268.