Notícias
Janeiro Branco: ações do Siass alertam para os cuidados com a saúde mental
"O que fazer pela saúde mental agora e sempre?" O tema da edição 2025 do Janeiro Branco é um estímulo para a adoção de ações concretas que priorizem a saúde mental. Nesse intuito, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realiza, esta semana, duas atividades voltadas para alertar os servidores sobre os cuidados necessários com a mente para ter uma vida saudável e equilibrada.
A primeira atividade será realizada nesta quarta-feira, 29, às 17h10, no Instagram. O perfil @Ifal.QVT vai realizar uma live com o tema "Estimulando a Motivação. A Energia para a Mudança", com a participação do médico psiquiatra e especialista em Medina do Sono, Jorge Guedes, e a psicóloga terapeuta cognitiva comportamental, neuropsicóloga e especialista do Sono, Luciana Carvalho.
Luciana Carvalho participou da última edição do programa DGP Mais Perto de Você em 2024, com a mediação do psiquiatra Jorge Guedes. A edição contou com o tema “Organização no trabalho e na vida pessoal: metas a curto e a longo prazo” (se você perdeu, confira aqui!).
A outra atividade será realizada na sexta-feira, 31, pela manhã, na Reitoria. De acordo com Glícia Albuquerque, coordenadora da Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, a Blitz da Saúde Mental vai distribuir panfletos, tirar dúvidas dos servidores, realizar encaminhamentos e orientações. "Nós entendemos a saúde com um conceito de saúde mais amplo, abrangendo bem-estar físico, social e mental", explicou Glícia.
Para promover a qualidade de vida dos servidores, em especial a saúde mental, o Siass também atua em programas como o Clube do Livro, que deve voltar a se reunir em fevereiro, para discutir a obra "A Cabeça do Santo", de Socorro Acioli; terapias integrativas, como auriculoterapia e ventosaterapia (os servidores interessados devem procurar o Siass); e os programas Mais Saúde e Cuidar de Quem Cuida, que foram realizados em 2024 e, em breve, deve ser divulgado o calendário deles para 2025.
Números no Ifal
Dados do portal SiapeNet mostram que, em 2023, 85 servidores do Ifal se afastaram do trabalho por 5589 dias pelo código da Classificação Internacional de Doenças (CID) F, que se refere a transtornos mentais e de comportamentos. De acordo com o quadro de referência de dezembro de 2023, os servidores doentes representavam 4,65% do total.
Em 2024, os registros indicam que 82 servidores do Ifal se afastaram por 5214 dias, também por CID F, representando 4,40% do total de servidores registrado pelo quadro de referência da instituição em dezembro de 2024. Os números mostram uma redução dos afastamentos, mas, em média, cada um desses 82 servidores passou 63 dias afastado do trabalho em 2024. "É muito tempo de afastamento. E ansiedade generalizada, tanto em 2023 como em 2024, foi o transtorno que mais afastou servidores e gerou mais dias de afastamento", destacou a psicóloga Larisse Coimbra, do Siass.
Larisse explica que a ansiedade generalizada, assim como outros transtornos de humor, como a depressão, têm várias causas e também um componente genético. "As orientações que fazemos são para promover a saúde mental como um todo. Por exemplo, se a pessoa tem um ritmo de vida mais acelerado, mais estressante, uma pessoa mais ansiosa, a gente vai dizer para evitar tomar bebidas mais estimulantes, como o café; fazer pausas no trabalho para respirar; focar no momento presente e fazer atividades como meditação e yoga, que desenvolvem essa habilidade. Além disso tem a prática de atividades físicas, criar planejamentos, definir prioridades".
Em relação à saúde mental, o Siass oferece acolhimento, realiza avaliações, orientações, acompanhamentos e encaminhamentos por demanda espontânea dos servidores. "Quando a pessoa percebe que a ansiedade é constante e prejudica o dia a dia dela, é o momento de buscar ajuda profissional. O servidor que sentir necessidade pode entrar em contato pelo telefone do Siass (3194-115/ 2126-6268) ou pelo e-mail da Psicologia (psicologia.siass@ifal.edu.br)", ressaltou Larisse Coimbra. O Siass também atende no sétimo andar do prédio da Reitoria do Ifal, no bairro de Jatiúca, em Maceió.