Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Internacionalização do Ifal é finalista entre Experiências Exitosas da Reditec 2017
conteúdo

Notícias

Internacionalização do Ifal é finalista entre Experiências Exitosas da Reditec 2017

publicado: 25/10/2017 11h11, última modificação: 27/10/2017 14h47

A Comissão Científica da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) divulgou as propostas selecionadas para a Mostra de Experiências Exitosas, a serem apresentadas este ano e entre as finalistas, na categoria Mobilidade Internacional, está “A Institucionalização da Internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: caminhos para a sustentabilidade”, ação desenvolvida em conjunto pelos institutos federais de Alagoas (Ifal), Paraíba (IFPB) e Sul-riograndense (IFSUL).

A professora aposentada Magda Zanotto foi uma das idealizadoras da iniciativa, ainda em 2009. Mesmo recém-afastada da instituição, ela irá representar o Ifal, entre os dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Convenções da capital paraibana.

“É um trabalho construído a três mãos, composto por três servidoras de estados diferentes, mas com objetivos comuns, que tiveram a iniciativa da criação de um fórum de discussões, deliberativo, com estatuto e um documento de política de internacionalização da Rede, quando do primeiro momento em que a Setec [Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação] solicitou a indicação de servidores responsáveis pela internacionalização nas instituições, via ofício do secretário aos diretores dos Cefets, há época, 2009”, relatou Magda.

Para a docente do Ifal, o ganho foi a institucionalização dos programas de internacionalização para os demais IFs. “Embora algumas instituições tivessem ações pontuais de internacionalização, foi institucionalizada a função e iniciamos, através da criação do Forinter [Fórum dos Assessores Internacionais], com total apoio da Setec, a criação do documento de política de internacionalização da Rede e de estudos sobre o tema, além do estatuto do fórum”.

Em João Pessoa, Magda irá mostrar, juntamente com Lia Pachalski e Mônica Maria Montenegro, dos IFs parceiros, como foi institucionalizada a internacionalização na Rede, “vinculando a iniciativa da Setec em solicitar oficialmente dos dirigentes das instituições, à indicação de servidores responsáveis pela internacionalização e apoiar essas ações, através do lançamento do 1º Fórum Mundial de EPCT FMEPT, e destacar a importância da relação de cooperação bilateral entre o Brasil e o Canadá, com o projeto Mulheres Mil, e a iniciativa dos servidores em criar o Forinter”, explicou.

O fórum é permanente e faz parte dos fóruns do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), atualmente, com uma Câmara representada por reitores. Foi a partir dele que foram sugeridas políticas de implantação dos centros de Idiomas e continua-se discutindo a política de ensino de línguas da Rede.

“Hoje, a partir da conscientização das instituições da importância da institucionalização da internacionalização, existem assessores internacionais em todas elas, e um setor específico de internacionalização no Conif”, comemora Magda.

Sobre o Reditec 1017

A Reditec tem como tema geral “Educação Profissional: Acesso, Permanência e Êxito” e será realizada de 20 a 23 de novembro, no Centro de Convenções da Paraíba. Os eventos são promovidos Conif, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), e têm como organizador o IFPB, que no mesmo período, irá promover eventos paralelos à Reditec: o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif); IV Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif); o II Encontro de Educação a Distância (EEAD); III Competição de Robótica; Mostra de Extensão e Cultura.

Confira aqui a lista completa das experiências exitosas finalistas da Reditec.

registrado em: ,