Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inteligência Artificial é tema da abertura do XI Eitic

Inteligência Artificial é tema da abertura do XI Eitic

Atividades do Eitic serão virtuais e seguem até dia 27 de agosto
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 12/08/2024 16h30, última modificação: 12/08/2024 16h30

A Inteligência Artificial e Pesquisa Aplicada na Gestão Pública: Inovações e Desafios para o Futuro foi o tema da palestra de abertura da XI edição do Encontro de Inovação, Tecnologia e Inovação Científica (Eitic), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), realizada nesta segunda-feira (12). O tema central do Eitic é "Inovação e Ciência em Foco".

O professor e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Fernando Silveira Alves, ministrou a palestra de abertura abordando desde conceitos básicos sobre Inteligência Artificial (IA) até a sua aplicação no cotidiano, principalmente tratando como adotar a IA na gestão pública.

“Já estamos acostumados com a IA específica (ou fraca) aquela que realiza tarefas específicas, como recomendações de produtos, reconhecimento facial e biometria. Este tipo de IA já está a serviço da sociedade, tanto na saúde, segurança pública, quanto na educação. O futuro é saber como funcionará e como vamos gerir a IA forte, aquela que deve ser capaz de atender a tarefas similares às cognitivas humanas”, comentou.

Entre os benefícios destacados da aplicação da IA na gestão pública estão a eficiência operacional, transparência, melhorias de serviços ao cidadão e entre as inovações com a IA estão automações de processos, chatbots e outros.

O palestrante trouxe ainda um debate sobre o uso da IA pelas/os estudantes na elaboração de trabalhos, a exemplo do uso de ChatGPT. A sugestão dada pelo professor Fernando para este futuro com IA é humanizar nossas interações. “Priorizar apresentações orais, atividades presenciais e arguição”, orientou.

XI EITIC

Inteligência Artificial é tema da abertura do XI Eitic O reitor do Ifal, Carlos Guedes, e a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, participaram da solenidade de abertura. Para o reitor, o olhar atento da PRPPI sobre as pautas que mais demandam atenção, principalmente quando o assunto é ciência e inovação no Brasil e na Rede Federal, fazem do Eitic um evento com discussões relevantes e profundas.

O reitor destacou ainda o investimento em pesquisa no Ifal. São dois editais com recursos próprios para estimular a produção científica. “Todo esse investimento traz como resultado os 312 projetos de pesquisa e inovação, financiados pelos editais nº 16/2023 e nº 17/2023 da instituição”, afirmou Guedes.

Inteligência Artificial é tema da abertura do XI Eitic Eunice Palmeira, pró-Reitora da PRPPI,  agradeceu o engajamento de docentes, técnicas/os e discentes que aderiram aos editais. “A cada edição estamos percebendo a qualidade das pesquisas, além do estímulo à permanência das/os estudantes”.

A pró-reitora destacou ainda a relevância do tema do Eitic. “A IA vem ganhando destaque. Estávamos em Brasília quando foi entregue ao presidente Lula o Plano Nacional de Inteligência Artificial com diretrizes sobre o tema que vem ganhando espaço a cada dia. Precisamos nos apropriar das ferramentas e o Eitic é um dos ambientes”, ressaltou Eunice.

Também estiveram presentes na cerimônia virtual, o diretor de Pesquisa e Inovação da PRPPI, Eugênio Costa, e o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da PRPPI, Marcos Charles Pinheiro Baltazar.

Para rever a solenidade de abertura e a palestra do professor Fernando Silveira Alves, confira aqui! A programação e o acesso às salas virtuais serão disponibilizados pela PRPPI neste link. A PRPPI alerta que é necessário se atentar às atualizações.

Palestras e oficinas

Além da palestra de abertura, o evento também contará com outras palestras e oficinas, com transmissão pelo canal do Youtube do Ifal. Confira a programação:

13/08 - 14h

Oficina "Adubação em fruteiras", ministrada por Antônio Filho (Ifal).

15/08 - 14h

Palestra "Revolução 4.0: automação inteligente e monitoramento de processos industriais com dados", com Alex Silva (Ifal).

22/08 - 14h

Palestra "Introdução à Propriedade Intelectual", com Maria Santana (Ifal).

23/08 - 14h

Oficina "Innopeda - a estratégia pedagógica da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Finlândia", ministrada por Márcio Yabe (Ifal).

27/08 - 14h

Palestra de encerramento "Eu-pesquisador: incursões e deslocamentos de um professor-pesquisador nas Humanidades", com Ricardo Cavalcanti (Ifal).