Notícias
Integridade na Tomada de Decisão é destaque de maio na Campanha pela Integridade Pública
Material informativo está disponível no site da campanha
Na edição de maio da campanha #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS, a Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu pautar o tema Integridade na Tomada de Decisão nos materiais e publicações da iniciativa. O conteúdo em questão pode ser acessado neste link.
O material elaborado esclarece que, nas organizações públicas, os servidores em cargos de liderança podem precisar tomar decisões difíceis, delegar trabalhos à sua equipe, legalmente transmitir funções ou dar poderes aos hierarquicamente subordinados e tais decisões devem ser tomadas respeitando os valores organizacionais e a missão da instituição.
"É imprescindível que a tomada de decisão seja feita com responsabilidade, imparcialidade e honestidade, três elementos que norteiam e garantem deliberações íntegras. Tomar uma decisão baseada em elementos da integridade também é evitar a captura de políticas públicas, o que ocorre quando decisões são tomadas distantes do interesse público em vista de um interesse particular", diz um trecho do conteúdo disponível sobre o assunto.
A campanha aponta que, na tomada de decisão íntegra, o líder deve utilizar parâmetros para monitorar se a decisão tomada surtiu o resultado esperado; avaliar como a decisão tomada teve seu desfecho até o resultado, fazer
registros para consultas futuras em outra tomada de decisão, além de ter em mente que a decisão tomada é apenas o começo do processo.
CAMPANHA #INTREGRIDADESOMOSTODOSNÓS
Iniciada em 2020 com o objetivo de apoiar ações em prol de um ambiente mais ético e transparente nos órgãos e entidades federais, a campanha do governo federal pretende aprimorar os programas de integridade pública e promover a cultura de integridade dentro dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, visando construir ambientes cada vez mais íntegros na administração pública.
O objetivo da CGU na elaboração e disponibilização desse conteúdo é apoiar os órgãos e as entidades no atendimento ao Decreto n° 9.203, de 22 de novembro de 2017, que determina que os órgãos e entidades federais criem seus programas de integridade.
Para saber mais sobre a Campanha de Integridade Pública do Governo Federal, acesse: https://www.gov.br/cgu/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas/integridade-publica. As dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas para integridadepublica@cgu.gov.br ou para a Unidade de Gestão da Integridade do Ifal pelo e-mail integridade@ifal.edu.br.
Conheça também o Plano de Integridade do Ifal, disponível em https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/programa-de-integridade.