Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integração e troca de experiências marcam as ações da Proen do primeiro dia do II Conac

por Adriana Cirqueira publicado: 12/09/2017 23h46, última modificação: 14/09/2017 10h52

Mostra de jogos apresentações orais e de baneres e resultado dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) compuseram a programação da Pró-reitoria de Ensino (Proen) no primeiro dia do II Congresso Acadêmico do Instituto federal de Alagoas – II Conac.

Apresentações Proen

Durante toda a tarde, as atividades da Proen atraíram servidores, alunos e visitantes para o prédio do curso superior de laticínios. O pátio foi ocupado pela Mostra de Jogos do Pibid e, nas salas de aula, estudantes dos campi Arapiraca, Coruripe e Palmeira dos Índios realizaram a exposição de baneres e apresentações orais.

Entre as cinco apresentações orais realizadas estava “Os desafios dos professores de língua portuguesa do ensino regular da rede pública na efetivação da educação inclusiva”, de Cláudia da Costa Lima. Bolsista do Pibid do Campus Arapiraca há 4 anos, a estudante de Letras de 24 anos explanou sobre as dificuldades encontradas por alunos especiais e professores do ensino regular da rede pública. “Os professores muitas vezes têm dificuldades em perceber as necessidades especiais em seus alunos e, mesmo quando existe o diagnóstico, a falta de recursos humanos e materiais interfere no desenvolvimento educacional”, analisa a estudante.

Com o tema “Educação Sexual nas escolas: uma intervenção e contribuição relevante para a saúde pública”, resultado de uma revisão integrativa do seu Trabalho de Conclusão do Curso de Biologia, no Campus Palmeira dos Índios, a estudante e bolsista do Pibid, Tamires Correia dos Santos apresentou um dos cinco baneres da tarde. “Esse é um tema bastante relevante para a saúde pública. A temática não é uma disciplina componente do currículo escolar e é um assunto pouco abordado e trabalhado de forma superficial pela família, escola e Estado, o que leva o adolescente a buscar informações em outras fontes, muitas vezes insuficientes ou deficientes”, explica Tamires.

Segundo Verônica Alves, pedagoga da Pró-reitoria de Ensino (Proen), o Conac é uma oportunidade de acompanhar o que vem sendo desenvolvido nos campi e para a troca de experiências. “Essas apresentações são para a disseminação dos conhecimentos e atividades desenvolvidas e não para avaliação. Estamos aqui compartilhando o que está sendo estudado, conhecendo o que cada campus está produzindo – e, com os projetos de ensino iniciados esse ano, a tendência é aumentarmos esses momentos nos próximos congressos”, explicou a representante da Proen.

A Mostra de jogos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) aconteceu no pátio e, os bolsistas realizaram demonstrações dos jogos aos visitantes. Alunos de Matemática, os bolsistas Jonas Alexandre dos Santos Silva e Lucas da Silva Nunes apresentaram os jogos Tijolinho de Inteiros e Bingo das Funções, que foram desenvolvidos por um grupo de bolsistas do campus Maceió.

A programação das atividades da Proen continua nesta quarta-feira (13) no mesmo local, com o mesmo modelo de atividades, com apresentações dos campi Maceió e Maragogi e da Reitoria.

registrado em: