Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instituto Politécnico de Bragança divulga edital para pesquisador visitante

Instituto Politécnico de Bragança divulga edital para pesquisador visitante

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 08/05/2023 10h22, última modificação: 08/05/2023 10h22

A Coordenação de Relações Internacionais do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) comunica que o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, um dos mais importantes parceiros internacionais do Ifal, lançou um edital para receber pesquisadores visitantes. Os interessados em enviar candidatura devem realizar o procedimento até o dia 15 de maio, por meio do link http://inqueritos.ipb.pt/?r=survey/index/sid/413623/lang/pt.

Ao ser aprovado no processo, o pesquisador visitante deverá permanecer no IPB por um período mínimo de 3 meses e máximo de 10 meses, devendo indicar a sua preferência pelas datas de início e término do período de mobilidade. O edital aceita candidaturas para o ano letivo 2023/2024, entre o período de 18 de setembro de 2023 a 18 de julho de 2024.

O pesquisador visitante deverá possuir doutorado e um currículo científico de impacto internacional numa das áreas prioritárias elencadas no edital (conferir anexo abaixo). A atividade compreende a realização de um plano de investigação a ser executado numa das unidades de P&D do IPB.

O IPB garante o alojamento do pesquisador visitante na Residência Internacional de Professores e Investigadores. Não haverá pagamento salarial por parte do Instituto, sendo o programa assente na cooperação institucional e na utilização de licença ou outro instrumento de autorização a conceder pela instituição de origem do pesquisador.

Afastamento para a mobilidade

Em caso de aprovação/seleção de um(a) pesquisador(a) do Ifal no Edital 23/24, seu afastamento deverá ser aprovado e formalizado pela Direção Geral do seu respectivo campus. A Coordenação de Relações Internacionais recomenda um alinhamento prévio antes da submissão de candidatura ao IPB. A Coordenação esclarece ainda que não participa diretamente da ação e que os interessados devem consultar diretamente o IPB no caso de eventuais dúvidas.

Clique aqui e confira o edital na íntegra.