Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para nova turma do Simbora Pós-Graduação vão até 20 de maio
conteúdo

Notícias

Inscrições para nova turma do Simbora Pós-Graduação vão até 20 de maio

Online e gratuita, iniciativa funciona como etapa de preparação de projetos para o edital de fomento do Programa Centelha 3 Alagoas
por Alexandre Abreu publicado: 14/05/2026 16h50, última modificação: 14/05/2026 20h51

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) informa que se encerra, no dia 20 de maio, o prazo para inscrição na terceira turma do Simbora Pós-Graduação, programa online e gratuito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em parceria com o Laboratório de Inovação Inclusiva da Ufal (LIINC) e a Wadhwani Foundation.

>>> INSCREVA-SE AQUI!

Após o sucesso no número de inscritos nas duas turmas anteriores, a Fapeal abriu uma nova, voltada para pesquisadores, alunos e egressos de pós-graduação (mestrado e doutorado) interessados em transformar suas pesquisas acadêmicas em soluções inovadoras com potencial real de mercado.

O Simbora Pós-Graduação tem como objetivo preparar e qualificar projetos visando o Centelha Alagoas 3, programa de fomento que prevê até R$ 80 mil em subvenção econômica para o desenvolvimento da proposta e até R$ 45 mil em bolsas para a equipe, além de capacitações empreendedoras e acesso a redes de contato e investidores.

No âmbito do Ifal, a PRPPI vem trabalhando fortemente na divulgação de oportunidades como esta, capitaneada pela Fapeal. Para a pró-reitora Eunice Palmeira, o Simbora Pós-Graduação é estratégico e fundamental para tornar os projetos muito mais competitivos antes de serem submetidos a editais de fomento como o Centelha 3 Alagoas.

“O Simbora é importante por proporcionar uma construção técnica mais qualificada dos projetos, reduzindo  falhas de entendimento, além de contribuir com uma redação mais clara e potencializar a viabilidade do projeto”, avaliou.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal também falou sobre a expectativa para o edital do Programa Centelha 3, uma das principais iniciativas de apoio a startups inovadoras no estado, que será lançado em breve.

“Nossa expectativa é de uma forte adesão da nossa comunidade e, especialmente, dos mestrandos. O Ifal já conta com pesquisadores cujos projetos possuem alto potencial de mercado, e esta é a oportunidade ideal de fomento e orientação para converter conhecimento acadêmico em soluções práticas que resultem em transferência de tecnologia”, afirmou.

As vagas para a nova turma do Simbora Pós-Graduação são limitadas. O curso preparatório começa no dia 25 de maio. 

De acordo com o conteúdo programático, os participantes terão a oportunidade, por exemplo, de aprender a identificar o potencial inovador da pesquisa, estruturar um modelo de negócio, validar problemas e oportunidades de mercado e preparar propostas mais maduras e competitivas. 

Aqueles que cumprirem as atividades previstas receberão, no final, certificado de conclusão reconhecendo as habilidades desenvolvidas em ideação e modelagem de negócios, com carga horária de 24h, emitido pela Wadhwani Foundation.