Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal

Inscrições abertas para o Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal

Iniciativa oferece bolsas de iniciação científica para jovens das comunidades pesqueiras artesanais, pro-movendo pesquisa e combate à evasão escolar
publicado: 18/06/2024 09h47, última modificação: 18/06/2024 09h47

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria Nacional da Pesca Artesanal (SNPA) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lançaram no início de junho o Edital Fapeal/MPA nº 09/2024 – Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal. Trata-se de uma iniciativa abrangente que integra diversas ações voltadas para as comunidades pesqueiras artesanais do Brasil, como extensão pesqueira, formação, valorização da cultura, combate ao racismo ambiental e muito mais.

O edital é uma das ações de destaque do Programa Povos da Pesca Artesanal, instituído pelo Decreto nº 11.626 de 2 de agosto de 2023, e que conta com a colaboração de diversos Ministérios, Secretarias, Governos Estaduais e Municipais, e organizações sociopolíticas, busca-se promover um impacto positivo significativo nessas comunidades.

Destaques do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal

Com as inscrições abertas até o dia 27 de junho de 2024, o programa é voltado especificamente para a juventude das comunidades pesqueiras artesanais e oferece bolsas de iniciação científica júnior, incentivando os jovens a explorar e pesquisar as diversas realidades da pesca artesanal. Além de fomentar a pesquisa, a iniciativa visa reduzir a evasão escolar, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

O programa é uma criação da SNPA do MPA e será implementado em parceria com 12 Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (FAPs):

1. Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)
  2. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC)
  3. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL)
  4. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)
  5. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG)
  6. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí Prof. Afonso Sena Gonçalves (FAPEPI-PI)
  7. Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (FAPERO)
  8. Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB)
  9. Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA)
  10. Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ)/Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraíba (SECTIES-PB)
  11. Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC)
  12. Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP-CE)

Detalhes do Edital e Temas Prioritários

O Edital Fapeal/MPA nº 09/2024 selecionará estudantes da rede pública de Ensino Médio, incentivando-os a desenvolver pesquisas científicas sobre a pesca artesanal. As propostas devem ser submetidas na Plataforma eFAP, apresentadas por docentes do Ensino Médio da rede pública (estadual e federal) e do Ensino Superior vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas em Alagoas.

Os projetos devem abordar um dos seguintes temas prioritários:

1. Mulheres pescadoras artesanais
  2. Trabalho e cadeia produtiva da pesca artesanal
  3. Modo de vida e conhecimento tradicional pesqueiro
  4. Territórios pesqueiros artesanais
  5. Cultura, história e pesca artesanal
  6. Segurança/soberania alimentar
  7. Formas de organização da pesca artesanal
  8. Gestão pesqueira
  9. Desastres/impactos socioambientais na pesca artesanal
  10. Juventude e pesca artesanal
  11. Políticas públicas e comunidades pesqueiras artesanais
  12. Bioeconomia na Amazônia
  13. Injustiça e racismo ambiental
  14. Turismo de base comunitária e comunidades pesqueiras artesanais
  15. Justiça climática
  16. Direitos e pesca artesanal
  17. Educação e pesca artesanal
  18. Poluição e seus impactos na vida dos povos da pesca artesanal
  19. Conflitos socioambientais envolvendo comunidades tradicionais pesqueiras

Não perca esta oportunidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das comunidades pesqueiras artesanais do Brasil. Acesse o edital e participe!