Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o III Seminário de Tecnologias Ambientais

Inscrições abertas para o III Seminário de Tecnologias Ambientais

Evento será realizado no formato digital nos dias 15 e 16 de julho. As inscrições são gratuitas

publicado: 24/06/2022 09h19, última modificação: 27/06/2022 16h20

Estão abertas as Inscrições para o III Seminário de Tecnologias Ambientais (SemTec). Os interessados em participar do evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTEC), já podem efetuar o procedimento na plataforma Even3. Em mais uma edição, marcada para os dias 15 e 16 de julho, o SemTec será realizado no formato digital, gratuito e contará com a participação de pesquisadores, profissionais e gestores de organizações públicas e privadas da área.

O III SemTec será dividido em três sessões e abordará as seguintes temáticas: a) Sociobiodiversidade, b) Impactos ambientais dos resíduos eletroeletrônicos, e c) Agricultura 4.0 e Meio Ambiente. O evento contará com mesas redondas, palestras, roda de conversa e oficinas e está voltado para estudantes e profissionais que atuam na área ambiental.

Link para as inscrições: https://www.even3.com.br/iiisemtec_ppgtec/

Programação - 15/07

A solenidade de abertura está marcada para as 9h do dia 15 de junho. Em seguida, das 9h45 às 12h, será realizada a mesa redonda “Os órgãos públicos de meio ambiente em Alagoas: desafios e planos para a superação”. Participam desse momento, profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET), Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura de Marechal Deodoro e do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

No turno da tarde, às 14h, a palestra “Qualidade do ambiente aquático e a conservação dos peixes nativos” será ministrada por Renato Massaaki Honji, pesquisador do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar/USP).

A partir das 15h15, Manuela Dultra de Jesus, da Prefeitura de Porto Seguro, Bahia, ministrará a palestra sobre o “Polvo-de-leste: do anonimato às manchetes de revistas internacionais”. Na ocasião, os participantes irão compreender como a Ciência Cidadã contribuiu para a redescrição da espécie de polvo Callistoctopus furvus (Gould, 1852).

Entre 16h30 e 18h, haverá uma mostra de produtos técnicos-tecnológicos (PTT’s) e o lançamento de produtos do PPGTEC: jogo E-Primatas, Documentário APPAC e livro infantil “A curiosa Aninha e a Macaca Bel”, de Nathalia Ines.

Programação - 16/07

No segundo dia do evento, 16 de julho, a partir das 9h, José Francisco de Oliveira Neto (PPGEC/UFPE) ministrará a palestra “Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos: do risco ao recurso”. Das 10h15 às 12h, será realizada mesa-redonda “Impactos ambientais dos resíduos eletroeletrônicos: cenários e desafios”. O momento contará com a participação dos pesquisadores José Francisco de Oliveira Neto (PPGEC/UFPE), Marcílio Souza Júnior (Codai/UFRPE) e Marlos Alan Pereira (PPGTEC/Ifal).

O turno da tarde começa com a mesa-redonda “Agricultura 4.0: contribuições para o meio ambiente”, que acontece entre 14h e 15h30. Frederico Bert (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e Guilherme Raucci (Syngenta) marcam presença no debate.

Em seguida, às 16h, Rychardson Rocha de Araújo, pesquisador da Universidade Federal de Sergipe, ministra a palestra “Diagnóstico do aspecto cênico da paisagem com ênfase aos recursos naturais a partir de imagens obtidas por vant (veículo aéreo não tripulado)”. Também às 16h, a programação do III SemTec contará com a palestra  “Gestão de dados e Agricultura 4.0: você está preparado para isso?”, a ser proferida pelo pesquisador Sergio Manuel Serra da Cruz (UFRRJ).