Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Desafio Soutec
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para o Desafio Soutec

Estudantes podem se inscrever até 23 de outubro

publicado: 03/10/2022 11h59, última modificação: 07/10/2022 14h42

Para estimular jovens de todo o país a conhecerem as oportunidades de realização de cursos técnicos, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), lança o Desafio Soutec. A iniciativa irá reconhecer ideias, propostas e soluções inovadoras que possam ampliar o conhecimento sobre o aplicativo Soutec. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 23 de outubro.  

Desafio Soutec é voltado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, de escolas públicas de todo o país. Os alunos interessados deverão enviar propostas com estratégias para estimular o uso do aplicativo Soutec e para o desenvolvimento de novas funcionalidades e soluções tecnológicas inovadoras que possam ajudar os jovens na escolha profissional. Também serão reconhecidas pelo concurso, as propostas de aprimoramentos de aspectos visuais e de conteúdo, a fim de tornar a ferramenta mais atraente, assim como, sugestões para tornar o aplicativo mais acessível e inclusivo. 

A inscrição das propostas para o concurso técnico-cultural é gratuita e deve ser realizada no site por meio do formulário (acesse aqui) até o dia 23 de outubro. O será publicado no dia 11 de novembro. 

Acesse aqui o edital do Desafio Soutec

Aplicativo Soutec

A ferramenta foi lançada pelo MEC com o intuito de auxiliar os jovens no planejamento de suas carreiras profissionais. No aplicativo, o usuário pode realizar um teste de orientação profissional, que apresenta resultado com os perfis e o detalhamento da profissão que mais combina ele. Além disso, o app indica aos jovens os cursos técnicos ofertados, considerando a localização informada. 

Soutec é gratuito e está disponível para download tanto para Android como para  IOS.

 

* Assessoria de Comunicação do MEC com informações da Setec