Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas na 1ª Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas na 1ª Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia

Ifal - Campus Palmeira dos Índios é uma das coordenações regionais da competição

por Roberta Rocha publicado: 24/05/2021 12h20, última modificação: 24/05/2021 16h52

Estão abertas as inscrições na primeira edição da Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia - OBSSAE, uma competição multidisciplinar direcionada a estudantes do ensino básico, com foco na busca de soluções para problemas nacionais relacionados ao uso sustentável da água e de fontes renováveis de energia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço www.obssae.com.br, até 30 de agosto.

Promovido pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, o evento possui cinco coordenações regionais, incluindo o Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Palmeira dos Índios como representante da região Nordeste.

Podem participar da disputa estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio (1º ao 3º ano) que inscrevam propostas originais na área de sustentabilidade da água e da energia, nas modalidades Trabalhos Científicos, Ações Sociais ou Manifestações Artísticas. O trabalho precisa ser submetido no website da Obssae por um docente vinculado à instituição de ensino e participante da atividade em questão. 

Além de propostas literárias, de artes visuais ou música, serão aceitas iniciativas realizadas em 2020 e 2021 desenvolvidas a partir de programas de iniciação científica, projetos de ciências inéditos com possibilidades reais de serem desenvolvidos, soluções tecnológicas ou experimentos feitos pelos participantes de forma individual ou coletiva; bem como ações de cuidados com o ser humano e a sociedade na qual o estudante está inserido, como trabalhos relacionados à acessibilidade da água de qualidade e disponibilização de energia sustentável.  

Os premiados na etapa regional irão concorrer à etapa nacional, onde os estudantes dos trabalhos classificados nos primeiros lugares de cada categoria serão contemplados com bolsa de Iniciação Científica Júnior para execução em 2022. 

Todos os inscritos na Olimpíada terão acesso gratuito a palestras e oficinas on-line que ocorrerão de 13 a 30 de setembro. Segundo Cláudia Miranda, professora do Campus Palmeira dos Índios e coordenadora da regional Nordeste do evento, o Ifal tem colaborado na produção e divulgação da Obssae, mas deve atuar ainda na avaliação dos trabalhos e na organização das palestras ofertadas por professores coordenadores, estudantes de graduação e convidados.

Saiba mais no REGULAMENTO.