Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas em editais de seleção de cursos de extensão

Inscrições abertas em editais de seleção de cursos de extensão

Propostas selecionadas serão executadas a partir de maio de 2020

publicado: 19/02/2020 19h00, última modificação: 19/02/2020 19h03

A Pró-reitoria do Extensão - Proex do Instituto Federal de Alagoas - Ifal lançou, nesta quarta-feira (19), dois editais para seleção de cursos de extensão a serem desenvolvidos em 2020, um de fluxo contínuo e outro com inscrições abertas até 13 de março. Nesse último, serão selecionadas 75 propostas e é possível vincular alunos bolsistas.

Docentes ou técnicos administrativos pertencentes ao quadro funcional da instituição podem submeter iniciativas em ambos os editais, por meio do sistema SIGAA/Módulo Extensão, conforme tutorial publicado pela ProexAs propostas serão analisadas pela Coordenação de Extensão local, a Direção-geral do campus e a Comissão de Avaliação do processo seletivo, respectivamente.

No caso do edital nº 02/2020, o resultado parcial será divulgado até 14 de abril. Os cursos selecionados receberão um montate de até R$1.600,00 para o custeio das bolsas dos estudantes atuantes, com a possibilidade de escolher o número de bolsistas que irá dividir esse limite de valor estabelecido no edital. Acesse aqui.

Já o edital nº 03/2020 é voltado para propostas sem financiamento de bolsistas, mas é possível vincular voluntários e colaboradores. Não há limites de cursos de extensão a serem inscritos ou selecionados. Trata-se de uma seletiva de fluxo contínuo, ou seja, o prazo de inscrição está aberto permanentemente e as propostas podem ser submetidas ao longo do ano, sendo avaliadas por blocos inscritos até o dia 5 de cada mês. A Proex informará aos proponentes os resultados de cada etapa de avaliação. Acesse o edital.

Sobre os cursos - Os editais têm o intuito de eleger ações pedagógicas de cunho prático ou teórico direcionadas a atender o desenvolvimento de aptidões produtivas, a capacitação e a atualização de conhecimentos profissionais, especialmente da comunidade externa à instituição.

Os cursos de extensão podem ser ofertados no formato de formação continuada, com carga horária entre 20 e 160 horas, ou de formação inicial, com carga horária igual ou superior a 160 horas. As propostas classificadas terão duração mínima de  um mês e devem ser iniciadas a partir de maio de 2020.

Saiba mais na página da Proex.

registrado em: