Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inovação e sustentabilidade: Proad implanta solicitação eletrônica de transporte
conteúdo

Notícias

Inovação e sustentabilidade: Proad implanta solicitação eletrônica de transporte

por Zoroastro Neto publicado: 20/03/2019 09h11, última modificação: 22/03/2019 14h30

A modernização dos processos e fluxos da administração tem sido o foco da Pró-reitoria de Administração (Proad) no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), sempre com o olhar nos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (2014-2018).

Usar as inovações das tecnologias da informação e comunicação (Tics) transcende a burocracia da administração pública e agrega valores nas relações sociais e organizacionais”, afirma Wellington Spencer, pró-reitor de administração, ao habilitar o módulo de solicitação de transportes no Sipac (Sistema integrado de gestão de patrimônio, administração e contratos) que tem o objetivo de permitir uma gestão do uso e manutenção da frota de veículos da instituição, em consonância com os princípios constitucionais da legalidade, eficiência e moralidade.

Desde a última segunda-feira, 18, os servidores do Ifal podem agendar veículos cadastrando a ordem de serviço no sistema, facilitando a operacionalização do processo gerencial através de medidas eletrônicas, conforme recomendado pelas políticas do e-Gov, levando em consideração fatores como agilidade, produtividade, transparência, democratização do acesso e redução de custos na medida em que reduz significativamente o uso do papel e fortalece as práticas de sustentabilidade na Instituição.

Para Tadeu Patelo, responsável pela gestão sistêmica da frota do Ifal, "a necessidade de implantar uma política de gestão capaz de fomentar o planejamento do uso dos veículos oficiais levou a Proad a adotar medidas de racionamento e de redução de custos operacionais".

A partir do registro das informações, o gestor do Módulo de Transportes terá acesso a diversos relatórios e operações, dentre eles: controlar as solicitações de reserva e utilização dos veículos da frota, informações sobre os abastecimentos realizados, ter acesso as informações e características do veículo, controlar os custos com manutenção e com licenciamento.

O acesso a requisição de veículo no Módulo online é pelo portal do Sipac (www.sipac.ifal.edu.br), usando login e senha já cadastrados, e seguindo ao fluxo de execução: SIPAC > Portal Admin. > Requisições > Veículo/Transporte> Cadastrar Requisição.

Com a implantação desse serviço eletrônico, o Ifal reduz o uso do papel, impressão e espaço físico e “dá celeridade ao pedido do transporte oficial, agilidade ao procedimento, segurança para o usuário, assegura a eficiência e a eficácia na gestão pública, além da otimização do uso da frota com planejamento. Atende, ainda, ao decreto nº. 8.638/2016 que instituiu a política de Governança Digital na Administração Pública Federal”, ressalta Spencer.

Veja outra ação de sustentabilidade da Proad:

https://www2.ifal.edu.br/noticias/sustentabilidade-e-transparencia-publica-ifal-inicia-implantacao-de-processo-eletronico

Acesse a Portaria nº 2.146/GR, de 03/10/2016, que instituiu o Plano de Gestão de Logística Sustentável do Ifal – AQUI.

Acesse a Portaria nº 594/GR, de 12/03/2019, que regulamenta o uso do Módulo Transporte no Sipac.

Leia o Guia de orientações para uso do Módulo.

registrado em: ,