Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciativas inovadoras do Ifal na área educacional são apresentadas em Natal
conteúdo

Notícias

Iniciativas inovadoras do Ifal na área educacional são apresentadas em Natal

Evento reúne ações de extensão desenvolvidas em todo o país

publicado: 29/06/2018 00h18, última modificação: 01/07/2018 11h45
Exibir carrossel de imagens Anderson Batista em sua apresentação

Anderson Batista em sua apresentação

Alguns projetos extensionistas de alunos e servidores do Instituto Federal de Alagoas - Ifal apresentados no primeiro dia do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu) 2018, nesta quinta-feira (28), em Natal/RN, se destacaram por gerar impactos positivos na área educacional. São ações de extensão desenvolvidas com foco em temas como inclusão, alimentação saudável e novos olhares sobre a leitura. 

Uma dessas propostas partiu do discente da Educação a Distância do Ifal, Anderson Batista, envolvido na articulação de dois trabalhos em uma escola da rede pública, sendo um para discutir a importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis e outro voltado à prevenção do uso de álcool e outras drogas.

"Selecionamos alunos para participar das atividades no contraturno e os preparamos para atuarem como multiplicadores. Então nas aulas regulares de Ciências, eles falavam dos conhecimentos adquiridos no nosso projeto, levantavam o debate", explicou o graduando em Ciências Biológicas no Polo Arapiraca e entusiasta da Extensão por vê-la como "a chance de sair da zona de conforto". 

Washimgton Ribeiro apresenta seu trabalho Desenvolvido também no âmbito da EAD do Ifal, o projeto "Recontando histórias: educando através de fábulas" teve espaço no primeiro dia de Cbeu. O estudante de Letras do Polo Penedo, Washimgton Ribeiro, compôs a programação do evento com um pôster sobre os frutos da experiência realizada durante três meses em uma escola municipal de Igreja Nova, interior de Alagoas.

"Escolhemos as fábulas e contamos às crianças. Uma das metodologias utilizadas foi fazer essa contação em vídeo, para despertar a percepção sensorial. Na semana seguinte, pedimos que eles reescrevam aquela história, dando liberdade de usar os mesmos personagens para criar uma outra moral ou novos finais. O resultado sai sempre tão bom que pretendemos juntar essas produções e publicar um livro", contou Washimgton.

Aluna Milena Medeiros apresenta trabalhoOutro trabalho relacionado à contação de histórias veio da aluna Milena Medeiros, do Campus Murici. Intitulada "Ler e cuidar: histórias para quem tem histórias para contar", a proposta foi voltada à realização de visitas de cunho literário à Casa do Pobre Santo Antônio em União dos Palmares, um abrigo para pessoas da terceira idade. No local, eram lidos e debatidos textos de diferentes categorias. " Organizávamos eventos ao fim de cada gênero abordado, levamos até a apresentação de um cordelista local", acrescentou a extensionista.

Campus Maceió -  Da capital alagoana, duas iniciativas trouxeram para o público do congresso a reflexão sobre práticas pedagógicas. A do discente Cláudio José Júnior se baseou no uso de filmes de ficção científica para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia.

Cláudio José Júnior apresente seu trabalhoDe acordo com o estudante, durante a execução do projeto, foram observados resultados positivos em turmas do ensino médio do próprio Ifal que estavam estudando temas de genética e sexualidade. Para Cláudio, isso pode ser atribuído ao fato de a linguagem audiovisual permitir ao alunado sair da abstração do livro e tornar a realidade algo mais palpável. "Os filmes se mostraram boa ferramenta para a consolidação de conteúdos", avaliou.

Com o mesmo ímpeto de estabelecer melhorias para a área educacional, o graduando Lukas Teixeira, do curso de Sistemas de Informação, expôs os avanços obtidos a partir da construção de atividades adaptadas para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo.

Após estudar as demandas próprias de pessoas com autismo no processo de aprendizagem e acompanhar a atuaçãoLukas Teixeira apresenta seu trabalho da equipe multidisciplinar da Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL), o referido projeto conseguiu produzir soluções em termos de adaptação de atividades educativas para o público autista.  "Atendemos 47 crianças e adolescentes entre 2 e 18 anos, com diferentes graus de autismo. E pudemos comprovar a eficiência da metodologia que trabalhamos, baseada nas premissas do ensino estruturado, por meio de questionários aplicados com a equipe de pedagogia da instituição atendida", afirmou o extensionista.

Reitoria - Servidores do Ifal também estiveram em ação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, local de realização do 8º Cbeu. Natália Silveira, que atua na Pró-Reitoria de Extensão do Ifal, exibiu, no primeiro dia de Cbeu, trabalho sobre uma estratégia institucional adotada para a integração entre pesquisa e extensão, o PROPEQ.

Natália Silveira apresenta seu trabalho"Viemos mostrar a evolução desse programa de 2014 a 2017. A missão dele é potencializar a aplicação dos resultados produzidos pela pesquisa em forma de extensão e atender os objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal", destacou a servidora, assistida, na ocasião, por outros dois membros do projeto, Altemir Secco e Kelly Barbosa.

registrado em: , ,