Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Incubadora Tecnológica de Economia Solidária do Ifal é lançada pela Proex
conteúdo

Notícias

Incubadora Tecnológica de Economia Solidária do Ifal é lançada pela Proex

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 05/07/2023 13h18, última modificação: 05/07/2023 13h18

Foi realizado, na última segunda-feira (03/07), o lançamento da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a IFAL ECOSOL. O lançamento ocorreu no Centro de Inovação do Jaraguá, durante o Encontro Estadual do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL), realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (SEDICS) e pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (UNICAFES-AL).

A IFAL ECOSOL começa seus trabalhos em de julho contando com 5  núcleos nos seguintes campi: Arapiraca, Marechal Deodoro, Maragogi, Satuba e Viçosa. Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, a Incubadora vem fortalecer, aprimorar e construir redes de trocas entre servidores/as e estudantes envolvidos/as nos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que já vem sendo desenvolvidos pelos campi junto a agricultores familiares, catadores de recicláveis, marisqueiras, artesãs, agentes de turismo local, entre outros grupos sociais e produtivos. 

“Esperamos que fomente novas iniciativas de assessoramento a empreendimentos de economia solidária, como grupos informais, associações, cooperativas, dentre outros, nos territórios onde estamos enquanto Instituto”, destacou Diogo Rêgo, coordenador do IFAL ECOSOL e docente de Administração do Campus Viçosa. Diôgo, que trabalha com o tema desde 2004, afirmou que agora o Instituto também pode ser considerado como sendo a casa da Economia Solidária em Alagoas e reforçou o empenho de todos os servidores e servidoras na construção dessa iniciativa.

O pró-reitor de Extensão do Ifal, professor Gilberto Gouveia, salientou a importância dessa iniciativa para o Instituto e afirmou que a meta é ampliar a abrangência da Incubadora para mais campi. 

O ato de lançamento contou com a presença Adalberon Sá Júnior, Secretário Executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da SEDICS; Antonino Cardozo, presidente da UNICAFES-AL; e Edimir da Silva, presidente do Conselho Estadual da Economia Solidária. Todos reforçaram a importância da Incubadora para assessorar os empreendimentos econômicos solidários de Alagoas e para a construção e execução das políticas públicas no setor. 

O evento contou ainda com a presença de diversos servidores/as e estudantes do Ifal. Caso algum/a servidor/a tenha interesse em fazer parte da Incubadora, seja em algum Núcleo já existente ou criando um Núcleo em seu campus, basta entrar em contato com a Proex.