Notícias
III Encontro de Gestão de Pessoas encerra com debate sobre saúde mental
O III Encontro de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (14), com atividades relacionadas a temática da Saúde Mental.
A abertura da tarde contou com o lançamento para as/os gestoras/es da cartilha "Atuação em situações de crise: cuidar da saúde mental é uma responsabilidade de todas/os", fruto do trabalho do Grupo de Psicologia do Ifal, formado pelas servidoras Ana Leal, Renata Pires, Jessica Salú, Lívia Teixeira, Bárbara Guerreiro e Fernanda Fragoso. Na ocasião, a diretora de Políticas Estudantis (DPE), Karine Santos, destacou a importância da cartilha na rotina institucional. "É um documento referencial que já está sendo adotado por nós do Ifal e também no Instituto Federal do Ceará".
As psicólogas Ana Leal e Paulete Constantino esclareceram que qualquer pessoa pode acolher e prestar o primeiro socorro psicológico. "Assim como somos instruídas a fazer uma manobra de desengasgo, nessa cartilha a gente orienta como prestar o primeiro socorro psicológico".
A programação seguiu com a mesa com o tema "Mudanças insticionais no gerenciamento da saúde mental". Segundo Larisse Coimba, psicóloga do Ifal e mediadora do momento, esta conversa é um convite à reflexão sobre a necessidade de transformar exigências em ações concretas e sustentáveis no Ifal.
O psicólogo Manoel Carvalho, servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), afirma que saúde mental tem muita relação com a a educação. "Fatores psicossociais são aprendidos. É preciso se educar para valorizar a saúde mental e física".
Também participou da mesa o psiquiatra do Ifal, Jorge Bezerra, que abordou a realidade do Instituto no que diz respeito ao tema. "O adoecimento mental é multisetorial e tem efeito direto na relação de trabalho".
A última atividade do Encontro foi a palestra "O propósito do servir" com a idealizadora e líder do Núcleo de Governança da Rede de Gestão de Pessoas do Conecta Gente/Sipec do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Talitha Pedrosa.
