Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Torneio Robocode do Ifal é realizado no Caiite 2015

II Torneio Robocode do Ifal é realizado no Caiite 2015

A grande final da competição entre robôs virtuais será amanhã, quarta-feira (17), a partir das 9h

publicado: 16/06/2015 15h12, última modificação: 16/06/2015 15h12
Exibir carrossel de imagens II Torneio Robocode do Ifal é atração do Caiite 2015

II Torneio Robocode do Ifal é atração do Caiite 2015

Conceitos de matemática, computação, física e até filosofia. Tudo isso para programar os tanques de guerra que batalham durante o II Torneio Robocode, competição entre robôs virtuais que utiliza a linguagem de programação Java para implementar estratégias e ações na disputa. O diferencial da batalha é no controle dos dispositivos: os movimentos não são manipulados com teclado nem mouse, os robôs são programados para combater por conta própria.

A atividade, que está em sua segunda edição, é promovida pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), sob a coordenação dos professores Davi Carnaúba, Tarsis de Souza, Fernando Kamei, Diogo Castro e Maurício Dias Júnior, e faz parte do Caiite 2015. Nesta terça-feira (16), é o primeiro dia de competição e prossegue até as 20h. Amanhã, quarta-feira (17), a partir das 9h, é a grande final.

O estudante do curso técnico em informática do Ifal Arapiraca, Sinésio Rodrigues, participa pela segunda vez. “Na primeira edição, que foi lá no campus em que estudo, fiquei em décimo lugar, mas estou aqui tentando de novo”, conta ele. E qual a motivação: “Aprendo bastante e é muito legal esse clima de competição, de adrenalina”, diz ele vibrando com a primeira vitória do Will (nome do robô que ele criou) no torneio deste ano.

Mas a diversão também vem acompanhada de muito estudo. Para se preparar para o torneio, os participantes se envolvem em um minucioso trabalho de pesquisa e de cálculos para programar os robôs. Eles devem ser originais, criar os próprios códigos, isto é, as orientações que definem as ações durante o combate. Os casos de plágios são investigados pela comissão e os praticantes desclassificados. Momentos antes da competição, o código-fonte dos tanques deve ser entregue para que a comissão possa formar as batalhas.

Já durante o torneio, os robôs são colocados na arena de combate virtual para se enfrentarem até restar apenas um. Cada batalha tem dez rounds e vence aquele que tiver atingido mais o oponente. Há as modalidades um contra um e equipe. Além disso, os cinco melhores classificados precisam apresentar as estratégias que foram utilizadas para conseguir ter o robô vencedor.

Ficou interessado? Então passa lá na Sala Pajuçara, 1º andar do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e confira. Ainda dá tempo. Nesta terça-feira (16), a competição prossegue até as 20h. Amanhã, quarta-feira (17), a partir das 9h, é a grande final.

registrado em: