Notícias
Ifal visita Parque de Ciência e Tecnologia de Guamá, no Pará
Servidoras/es e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizaram uma visita técnica ao Parque de Ciência e Tecnologia de Guamá, localizado em Belém do Pará, nesta quarta-feira (28). O principal objetivo da visita foi conhecer as instalações e as iniciativas de inovação e empreendedorismo desenvolvidas no Parque Tecnológico.
A comitiva foi composta por Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI); Marcos Charles Baltazar, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Tâmisa Ramos, chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Marechal Deodoro; Josimar Barbosa, técnico do Campus Coruripe e Odara Luiza, discente do Campus Satuba.
Para Eunice Palmeira, conhecer as iniciativas de outras instituições na captação de recursos, prestação de serviços e desenvolvimento de projetos de P&D com o apoio dos Polos de Inovação e Fundação de Apoio sempre são agendas de interesse do Ifal. “As visitas nos ajudam a observar modelos, além de buscar parceiros para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Inovação”, reforçou.
Durante a visita, o grupo do Ifal foi recebido pelos representantes do Parque Guamá, Jorge de Figueiredo, gerente de atração e consolidação de empreendimentos; Ângela Nascimento, assessora técnica, além de uma equipe de captadores de projetos.
A comitiva do Ifal conheceu as principais áreas de atuação do Parque, incluindo projetos de pesquisa aplicada, incubação de startups e parcerias com o setor produtivo. A programação contou ainda com visita ao Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia - CVACBA que presta serviços laboratoriais prioritariamente para empreendimentos de pequeno e médio porte, e grandes empresas como Natura. Alessandra Rodrigues, da Coordenadoria Espacial da Amazônia do INPE, apresentou os projetos realizados na Amazônia para controle de queimadas.
Além disso, o grupo do Ifal visitou a startup S&L Engenharia, empreendimento residente que atua no desenvolvimento de equipamentos de abastecimento de carros elétricos.
De acordo com Marcos Charles, compreender o funcionamento de outras instituições faz parte de um esforço contínuo do Ifal em buscar referências e modelos de sucesso que possam ser adaptados e implementados na instituição.