Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal vai sediar oficina do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
conteúdo

Notícias

Ifal vai sediar oficina do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Campus Marechal Deodoro vai receber ministra Damares Alves e ex-modelo e empresária Luiza Brunet

por Elaine Rodrigues publicado: 05/12/2019 11h48, última modificação: 06/12/2019 17h22

Marisqueiras de Marechal Deodoro vão participar no sábado, 7, da primeira oficina do projeto “Salve Uma Mulher”, desenvolvido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O evento vai ocorrer no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Marechal Deodoro, que desenvolve cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para mulheres pertencentes às comunidades da região.

A programação deste sábado começa com a recepção feita pela orquestra filarmônica do município. A abertura do evento vai contar com a apresentação do coral das Mulheres Cantoras de Paripueira, que fizeram cursos de qualificação ofertados pelo Ifal.

Durante a manhã, as marisqueiras serão informadas da regulamentação da Lei 13.902, que dispõe sobre a política de desenvolvimento e apoio às atividades das mulheres marisqueiras. De acordo com a lei, cabe ao poder público estimular a criação de cooperativas ou associações de marisqueiras para incentivar, por meio da participação coletiva, o desenvolvimento da atividade. As participantes também vão receber informações sobre a violência contra a mulher, com orientações sobre como procurar a rede de apoio para buscar ajuda.

As atividades contarão com as presenças da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, da secretária nacional de Políticas para a Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto, da secretária-adjunta da pasta, Rosinha Cavalcante, e da madrinha do projeto, a empresária e ex-modelo Luiza Brunet. O reitor do Ifal, Carlos Guedes, o prefeito do município, Cláudio Filho Cacau, e o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza, entre outros dirigentes do Ifal e autoridades do município também vão comparecer ao evento.

Capacitação

O Ifal desenvolve cursos de Formação Inicial e Continuada para mulheres em vulnerabilidade social e econômica, inclusive das comunidades das marisqueiras da região de Marechal Deodoro desde 2017. Muitas passaram por cursos de Camareira em Meios de Hospedagem, Auxiliar de Cozinha e Marisqueiras. Em breve, a Pró-Reitoria de Extensão deve abrir 30 vagas do curso de Auxiliar de Cozinha para complementar a formação das egressas dos cursos já ofertados e para outras marisqueiras que não tiveram a oportunidade. O curso terá 132 horas de duração, vai ocorrer em cerca de cinco meses e tem o objetivo de aperfeiçoar as atividades já exercidas por elas, incentivar o empreendedorismo e a formação profissional dessas mulheres em situação de risco.

registrado em: